Mercados setoriais oferecem comodidade a moradores de diversos bairros de Aracaju

Serviços Urbanos
07/08/2023 16h01

Frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e seus derivados são alguns dos itens comprados pelos aracajuanos diariamente aos 428 comerciantes com locação nos Mercados Setoriais (bairros) administrados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Situados em diversos bairros da capital sergipana. esses espaços de comercialização fomentam a economia local.

O comerciante Sérgio Santos de Oliveira, 44, comercializa frutas no Mercado Municipal Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Começou no ramo ainda jovem, auxiliando o pai, e desde então contribui para o sustento da família. Atualmente, ele cuida sozinho da banca, conhecida entre os fregueses como a barraca de ‘Negão do Abacaxi’.

O vendedor de frutas não poupa elogios ao funcionamento e à organização do espaço. “O mercado do Augusto Franco mudou há anos a vida de vários vendedores. Aqui, construímos relações de amizades e confiança com os moradores do bairro, que também são os nossos clientes. Acredito que um dos fatores que cooperam para o retorno positivo é a organização e a limpeza contínua”, destaca Sérgio.

O diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo, responsável pela manutenção dos mercados setoriais de Aracaju, ressalta o papel da empresa municipal na administração desses espaços inclui o cumprimento das ações que envolvem fiscalização, limpeza e organização.

“As atividades realizadas promovem tanto o bem-estar dos feirantes quanto dos consumidores que possuem o hábito de comprar nesses locais. Além de não haver necessidade de deslocamento para o centro da cidade, graças a logística facilitada com a abertura diária desses espaços públicos nos bairros”, destaca.

Benefício para os consumidores e também para os comerciantes que mantêm as bancas funcionando nos mercados setoriais, a exemplo do permissionário Jaime Flávio Sobral, 75, que tem um bar no mercado do bairro América e frequenta o local 'desde que se entende por gente', como ele mesmo relata. Com anos de experiência no ramo, ele conta que o segredo para sustentar o negócio é cativar o freguês e manter os serviços de qualidade.

“O trabalho e a constância me ajudaram a conquistar os meus clientes, que considero fiéis. Durante todo esse tempo no mercado, tenho muitas histórias aqui, já trabalhei com meu pai e hoje com o meu filho e sinto que a Prefeitura de Aracaju cumpre seu papel de legitimar a economia local com a manutenção desses espaços. Além de oferecermos o que as pessoas precisam comprar, aqui é o ponto de encontro dos moradores do bairro e das comunidades vizinhas,” observa.

Localizados em grandes bairros da capital, os mercados setoriais funcionam de segunda a sábado, das 6h às 16h, e aos domingos, das 6h às 13h. O Mercado Vereador Milton Santos fecha todas as segundas-feiras para manutenção e limpeza geral.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ressalta a importância que esses espaços públicos têm na vida da população aracajuana. "Nossa preocupação é manter sempre os mercados abertos e funcionando plenamente, para que os moradores dos bairros periféricos tenham a opção de compra em suas localidades, sem precisar se deslocar para o centro da capital. Incentivamos as melhorias na oferta de mercadoria e mantemos o compromisso com a limpeza dos locais e a manutenção”, afirma.