Perimetral Oeste: Aracaju compartilha experiência de reassentamento com Florianópolis

Agência Aracaju de Notícias
07/08/2023 21h00

A equipe da área social do projeto de construção da avenida Perimetral Oeste participou, na tarde de segunda-feira, 7, de uma reunião online com a Prefeitura de Florianópolis, ocasião em que compartilhou informações e experiências sobre o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
O encontro virtual contou com a participação Rosária Rabelo, coordenadora da área social da Perimetral Oeste, e Alexandra Freire, técnica de referência da coordenação social da UCP, as quais fizeram uma apresentação de todo o processo de reassentamento que vem sendo feito em Aracaju, com as famílias que serão beneficiadas pela construção da nova avenida. 

A troca de experiências se deu porque a capital de Santa Catarina está, atualmente, iniciando o processo de reassentamento em projeto também financiado pelo BID. Ainda durante a reunião, a equipe de Florianópolis se dispôs a vir conhecer a experiência aracajuana in loco.
 
“Foi uma reunião bastante produtiva, na qual apresentamos todo o nosso fluxo de atendimento às famílias que estão sendo reassentadas. Para nós, é muito importante ver que Aracaju vem sendo uma referência para outras cidades e outras capitais que estão iniciando o Programa do BID”, afirma a coordenadora.

Ainda segundo Rosária, o coordenador geral da Missão do BID fez referências bastante positivas à execução do programa e à transparência com que a Prefeitura de Aracaju tem tratado as famílias reassentadas.
 
“Para nós, foi uma experiência ímpar poder participar desse momento de intercâmbio com a equipe de Florianópolis, e ver que somos referência para outras cidades que ainda estão por iniciar todo esse processo de reassentamento nos programas do BID”, completa.

O encontro virtual contou com a participação da Diagonal Social, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju, no âmbito do Programa de Requalificação Urbana, para conduzir o trabalho técnico-social junto à comunidade do entorno da avenida.