Atuação estratégica da Prefeitura proporciona melhoria da qualidade de vida da população

Agência Aracaju de Notícias
22/08/2023 09h00

Transformações importantes em curso na capital, promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio de investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e recursos humanos, promovem conquistas para os aracajuanos, que passam a contar com melhorias sensíveis na qualidade de vida e com a perspectiva de um futuro melhor. Desde junho, a administração municipal entregou praças em diversas regiões do município, assegurou reajuste salarial e reestruturação da carreira para o funcionalismo, pôs em funcionamento os corredores de mobilidade,  e ainda fortaleceu a possibilidade de prospecção de investimento com a comunidade internacional.

Os corredores exclusivos buscam ampliar a fluidez no trânsito, assim como uma melhor mobilidade, segurança e acessibilidade. Somados, os corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Jardins/Centro e Augusto Franco têm 35,8 km de extensão, fruto de investimento da ordem de R$46 milhões.

"Essa é uma ação que considero muito importante, pois ela tem como principal objetivo tornar a vida  dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo mais fácil. Quem precisa do ônibus para se deslocar diariamente necessita desta otimização do sistema, da redução do tempo de deslocamento. E é essa a ideia do corredor de transporte exclusivo, porque permitirá que a grande maioria das pessoas possa chegar aos seus destinos com tranquilidade e rapidez", destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.

Desde o final de julho, a gestão municipal tem acelerado ainda a entrega à população de praças novas e reformadas. No Santa Maria, dois novos espaços de lazer e convivência agora fazem parte da realidade da população local, com uma estrutura dotada de equipamentos para a prática de atividade física e socialização, a partir do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

Com capital próprio, a Prefeitura de Aracaju promoveu a urbanização das praças Minervino Correia, no Bugio, e Maria Joselita Almeida Barbosa, na Farolândia. Esses espaços de lazer e convivência receberam passeios em concreto, instalação de parque infantil, equipamentos de ginástica, bancos e arquibancada, assim como paisagismo, iluminação de LED, rampas e pisos táteis. No caso da Minervino, foi possível atender a um desejo antigo da população, com a implantação de um campo de futebol society.

“São praças que se integram aos imóveis que estão a sua volta e que possuem diversos elementos arquitetônicos que interagem com a natureza, um novo conceito que tem sido adotado nos espaços de lazer da cidade para que eles deixem de ser elementos isolados e se tornem parte das comunidades, abracem as comunidades", aponta o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Valorização do funcionalismo
Concomitantemente aos investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana, a Prefeitura tem melhorado também no que diz respeito aos recursos humanos, valorizando os seus servidores. Ao conceder, em junho, reajuste linear de 7,5% para ativos e inativos, retroativo ao mês de abril, Aracaju se colocou na terceira posição entre as capitais que concederam maior índice de valorização salarial.  

Na mesma linha, 295 guardas municipais foram promovidos, um avanço de classe possibilitado após a reestruturação do plano de carreira da corporação, que estava travado há mais de dez anos. A iniciativa representa o cumprimento de um compromisso firmado pelo prefeito Edvaldo Nogueira com os guardiões e demonstra a valorização dos profissionais.

As melhorias imediatas somam-se à busca por desenvolvimento econômico duradouro e o estabelecimento de relações diplomáticas com municípios importantes, de maneira a ampliar trocas benéficas mutuamente. Assim, em meados de julho, Aracaju e Yantai, uma das maiores metrópoles da China, tornaram-se “cidades irmãs”, comprometidas a realizar esforços conjuntos, estabelecendo laços de cooperação para intercâmbios culturais, sociais e econômicos.

“Yantai é uma cidade chinesa pujante, que possui uma economia bastante diversificada e forte. Nós fomos escolhidos para sermos cidades-irmãs e vamos, a partir deste acordo, intensificar essa troca de conhecimento e experiências que vai viabilizar o crescimento econômico da nossa cidade e todo o estado”, destaca o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos.  

Cidade do Futuro
A perspectiva de continuidade de conquistas importantes para a cidade se consolidado também com o avanço nos trâmites do maior pacote de investimentos da história da capital, o programa "Aracaju Cidade do Futuro", que será executado a partir do financiamento que a Prefeitura está buscando junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), no valor de 84 milhões de dólares.

Com a verba, serão realizadas mais de 20 obras de saneamento básico, drenagem, pavimentação e recuperação de vias, resultando em uma verdadeira transformação voltada para o desenvolvimento econômico e urbano sustentável da cidade.

Entre as obras para as quais serão destinados os recursos do financiamento estão a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo e a recuperação de mais três importantes corredores de trânsito da capital: as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão. Também serão incluídas a urbanização dos bairros Areia Branca (1ª e 2ª etapa), Mosqueiro (1ª etapa) e dos loteamentos Costa Verde I e II, Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo, Copacabana, entre outros.
 
"Dos R$ 500 milhões do empréstimo, 300 milhões de reais serão destinados para a Zona de Expansão. Construiremos uma avenida de 7 km, com ciclovia, três faixas e esta avenida estará sob um canal que será interligado com o sistema de drenagem. Será a solução definitiva para os problemas daquela região que se transformará em um novo polo de desenvolvimento econômico de Aracaju. O pacote de obras também inclui a dragagem do Rio Poxim, a recuperação de mais três corredores de transporte da cidade, além de mais obras de infraestrutura em diversas comunidades. Começaremos agora, mas deixaremos muitos recursos para o futuro de Aracaju", ressalta o prefeito.