Mangabeiras: alunos do curso de agente de limpeza participam de visita técnica

Assistência Social e Cidadania
24/08/2023 15h07

Com o objetivo de levar conhecimento para as famílias beneficiadas com moradias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), promoveu nesta quinta-feira, 24, uma visita técnica à Oriental Indústria, para os 20 participantes do curso de Agente de Limpeza e Conservação, iniciado no último dia 7.

O PTS é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social. A atividade integra as ações desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia. A visita à fábrica do ramo de produtos de limpeza, que fica localizada no mesmo território do residencial, agregou conhecimento aos participantes do curso sobre todo o processo de fabricação dos produtos.

A responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira, explica que a visita tem como objetivo unir a relação entre teoria e prática, além de proporcionar aos alunos conhecer uma fábrica de grande porte, dentro do território onde moram.

"Estivemos com a primeira turma para agente de limpeza e conservação, uma grande oportunidade de realizar essa visita técnica na Oriental. Para além de conhecer a fábrica e agregar conhecimento, estamos aqui querendo provocar a empresa para que, quem sabe, alguns dos alunos possam fazer parte num futuro próximo do quadro de funcionários da fábrica. Foi um dia maravilhoso, todos da turma puderam vir porque é na mesma localidade, então não precisaram se deslocar para longe e foi muito importante para o aprendizado desses alunos que em breve estarão no mercado de trabalho", afirma Patrícia.

Com carga horária de 60 horas, o curso é realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Martins Moura Souza, anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná, e encerra nesta sexta-feira, 25. Essa atividade prática integra as práticas de conclusão de curso.
 
"No curso, temos um conteúdo ministrado sobre saneantes, que são os produtos químicos, e aqui com a oportunidade de ver de perto como são feitos, eles tiveram uma melhor compreensão de qual a importância de cada um, de não misturar e os riscos de cada, trabalhando também a questão de segurança. Nós trabalhamos também durante o curso a questão do uso de equipamento de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC), a questão do risco e do perigo que o trabalhador pode correr na empresa e também em casa, através do manuseio inadequado e aqui eles viram os funcionários usando protetor auricular, luvas, toucas", disse a instrutora do curso de agente de limpeza e conservação, Géssyca Matos.

Géssyca ressalta que a visita técnica foi uma oportunidade de ver na prática alguns dos assuntos que fazem parte do conteúdo programático das aulas. "Na sala de aula a gente fica meio que contido, só trabalhando ali com as ferramentas. Quando a gente sai para uma atividade prática, o entendimento já melhora, como se portar realmente no trabalho a pessoa acaba fixando o conteúdo com mais facilidade", pontua.

O responsável pela visita técnica à Oriental Indústria, Raphael Mayrinck, afirma que é uma satisfação enorme poder contribuir para a qualificação de pessoas que residem no mesmo local onde a fábrica está situada, para que elas tenham melhores condições de acesso ao mercado de trabalho.

"Ficamos felizes quando entraram em contato conosco solicitando essa visita e eu acho muito interessante esse trabalho feito com a comunidade, de agregar conhecimento e uma experiência exclusiva para pessoas que precisam ingressar no mercado de trabalho. A Oriental veio compartilhar um pouco da nossa fábrica, dos produtos e como os fabricamos, trazer um pouco de conhecimento e despertar um interesse a mais para as pessoas que estão praticando o curso de agente de limpeza e conservação, agregar mais coisas não só visando uma vaga de emprego, mas para a vida delas também", conta.

A dona de casa Marilene dos Santos, moradora do residencial Mangabeiras, avalia a visita como uma experiência única, que lhe oportunizou adquirir conhecimento para uso de produtos de limpeza tanto no trabalho quanto em casa.

"Essa visita na Oriental foi muito boa, porque pudemos ver de perto todo o processo de fabricação dos produtos que usamos, é algo muito interessante, ver como aquele produto que está na nossa casa é feito. Só tenho a agradecer por todo conhecimento que estou recebendo e agora é correr atrás das oportunidades de trabalho", concluiu.

Já para a dona de casa Lydiane Karenina dos Santos, o curso é a oportunidade de conseguir mais conhecimento e um diferencial na busca por uma vaga de emprego. "Eu estou achando o curso algo muito interessante, porque o que a gente vai aprendendo, já pode colocar em prática em casa mesmo, enquanto não surge uma vaga de emprego, e quando surgir uma vaga, esse curso será o meu diferencial para conquistar a vaga e quem sabe a própria fábrica acaba nos contratando, somos do mesmo território e estamos qualificados", ressalta.