Jogos Escolares Municipais contribuem para o desenvolvimento dos estudantes

Educação
25/08/2023 15h50

Iniciada no último dia 18, a segunda edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM) bateu recorde de inscritos e conta com a participação de mais de três mil estudantes. Promovidos pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os Jogos têm contribuído para o desenvolvimento dos estudantes em diversas áreas.

Para o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, os jogos têm três grandes objetivos, que juntos formam uma estratégia importante para a rede de ensino municipal. “A primeira questão é os alunos perceberem que fazem parte de uma rede maior, com outras escolas e outros estudantes, em outros bairros. A segunda, é a interação, para que as crianças possam, através do esporte, interagir com as outras, desenvolvendo alguns valores que são muito importantes numa sociedade, como a honestidade, a camaradagem e a resiliência. Por fim, a educação da criança e do adolescente não se fazem só com atividades curriculares na sala de aula, a educação física escolar como parte do currículo é importante nesse sentido de desenvolver questões de coordenação motora, o condicionamento físico e a saúde”, pontua o gestor.

Realizados em dois finais de semana, os Jogos Escolares Municipais conta com quatro categorias: pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, e reúne estudantes dos 7 aos 17 anos de idade, das 36 escolas que efetivaram a inscrição. As 14 modalidades foram dividias entre esportes e jogos populares: badminton, dominó, xadrez, dama, atletismo (100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso), futsal, queimado, mini-handebol, cabo de guerra, basquete, voleibol e fifa. 

“Quanto maior a prática de atividades físicas, melhor a qualidade de vida. As crianças precisam desenvolver a condição motora, que é indispensável ao desenvolvimento. O esporte e a atividade física dentro da escola vai ser uma maneira de preparar melhor a garotada do ponto de vista biopsicossocial para se desenvolver melhor nas demais disciplinas,” explica o coordenador de Esporte e Educação Física Escolar da Semed, José Robson dos Santos.

A diretora da Emef Olavo Bilac, Maria Socorro Soares, comenta que os alunos da Emef estão empolgados com os jogos e que toda essa interação reflete no pedagógico. “A participação nos Jogos Escolares Municipais fortalece a autoestima deles, melhorando o envolvimento nas outras atividades pedagógicas, que veremos com o decorrer do semestre”, afirma.

As partidas dos Jogos Escolares seguem até este sábado, 26, na Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, nos Colégios Estaduais Jornalista Paulo Costa, Francisco Rosa Santos e Maria Márcia Oliveira de Moraes; e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, todas no Bugio.