Prefeitura mobiliza diversos serviços municipais em apoio à Parada LGBTQIA+ de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
25/08/2023 16h00

A Prefeitura de Aracaju assegurou o apoio logístico de diversas secretarias municipais à realização da 22ª edição da Parada LGBT+ de Sergipe. O evento, que ocorrerá a partir das 13h do próximo domingo, 27, na Orla da Atalaia, é organizado pela ONG Astra – Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+.
 
Além do suporte logístico, a gestão municipal também dará apoio cultural à Parada. Ao todo, se apresentarão mais de 20 artistas, sendo a atração principal a cantora Wanessa Camargo, cujo cachê está sendo patrocinado pela Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, o apoio da gestão municipal a este evento demonstra a relevância da temática discutida. “Esse evento cresce a cada ano, resultado da relevância que tem alcançado na sociedade sergipana, que, na verdade, é o reflexo do protagonismo que os temas inseridos na Parada ganharam nacionalmente. Já há alguns anos nossa gestão apoia essa manifestação, por tudo que ela representa", disse.

Para além dos shows musicais, a gestão municipal dará apoio logístico em diversas frentes. A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará, na área do evento, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais, bem como distribuirá insumos de prevenção (preservativo interno e externo) e prestará informações quanto à prevenção combinada e orientações sobre onde buscar atendimento na rede municipal.

Já a Secretaria Municipal da Assistência Social vai atuar garantindo suporte na logística do evento, a exemplo da oferta de transporte para traslado dos artistas que irão se apresentar no palco (Sobre)Viver. Além disso, por intermédio da Assessoria para Assuntos LGBTQIAPN+ da Diretoria de Direitos Humanos, a pasta participou de toda a articulação com os demais órgãos municipais que atuarão no evento.

Na Parada LGBTQIA+, caberá à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) o reforço da segurança nos terminais de integração, em especial o da Zona Sul (Atalaia), além da atuação em locais específicos da Orla da Atalaia, em apoio aos demais órgãos de segurança.

Trânsito e limpeza
Por se tratar de um evento festivo em espaço público, a Parada  LGBT+ de Sergipe afetará o trânsito na região. Para melhor orientar condutores e pedestres, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que, no dia do evento, o trânsito na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, ficará bloqueado das 13h às 21:30h. A partir das 13h, o trânsito na avenida da Passarela do Caranguejo até a rotatória do Corpo de Bombeiros ficará bloqueado para a concentração e saída dos trios elétricos.

Durante o cortejo, que segue até o Oceanário e retorna para a Passarela, a SMTT fará bloqueios temporários na avenida Santos Dumont e nas ruas que dão acesso à Orla. A previsão é de que às 22h, o trânsito seja totalmente liberado.

Já o serviço de limpeza será feito pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que promove, desde o início da semana, um mutirão por todo o bairro Atalaia, com capinação, varrição e pintura de guias. Durante o evento, cinco equipes atuarão na limpeza durante todo o percurso.