A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou, nesta sexta-feira, 25, de uma capacitação sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, no Hospital Municipal de Pequeno Porte Fernando Franco, localizado no bairro Farolândia. O público-alvo foram os profissionais de enfermagem, incluindo técnicos e auxiliares, que atuam na unidade.
De acordo com a coordenadora de enfermagem do Fernando Franco, Anne Karoline Silva, o intuito do treinamento é aprimorar a atuação dos profissionais, “e melhorar cada vez mais a qualidade do serviço e a assistência prestada aos nossos pacientes, pois os profissionais precisam estar tecnicamente e cientificamente preparados para atuar durante as manobras de reanimação cardiopulmonar".
Enfermeiro colaborador do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) e facilitador da capacitação, Felipe Fidelis destaca que a ação faz parte do programa Capacita Coren, que promove o aperfeiçoamento da rotina de trabalho de equipes de enfermagem.
"Haja vista que os profissionais já possuem esse conhecimento, o objetivo do curso é fazer uma atualização de compressões, postura, controle diante de situações de emergência etc. O foco da capacitação é promover essa possibilidade de melhora para dar um resultado eficaz para os pacientes que estão passando por uma situação de parada cardiorrespiratória", explica Felipe Fidelis.
A enfermeira Kátia Andrade de Carvalho aproveitou a oportunidade para atualizar os conhecimentos em parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar.
"A atualização vem para se somar aos conhecimentos já adquiridos no âmbito da graduação, mas no nosso dia a dia a gente tem que continuar se capacitando para que a assistência flua de maneira eficaz, eficiente e com sucesso, e assim o paciente seja restabelecido ao seu lar. Quando a equipe está alinhada, com certeza o resultado é positivo", conclui.
Para o técnico de enfermagem Layrton Antônio Souza Santos, toda oportunidade para atualizar a rotina de trabalho é sempre bem-vinda. "Acontece de, às vezes, ficarmos acostumados com técnicas antigas, por isso toda atualização é positiva para o bom andamento do trabalho. Com uma atualização dessas vamos conseguir falar a mesma língua", complementa.