Primeira edição do Fórum Diálogos Urbanos acontece nesta terça-feira, 29

Infraestrutura
28/08/2023 10h27

A primeira edição do Fórum Diálogos Urbanos se aproxima. Nesta terça-feira, 29, profissionais de engenharia e arquitetura, servidores públicos, docentes, estudantes e toda a sociedade se reunirão para debater o crescimento de Aracaju relacionado a pautas como inclusão, acessibilidade e um melhor aproveitamento dos espaços urbanos.

O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), estimula a reflexão acerca dos projetos públicos, abrangendo calçadas, parques e edifícios, buscando contribuir para o desenvolvimento de cidades mais acessíveis. A ideia é pôr em pauta soluções para as necessidades latentes de centros urbanos em processo de ampliação.

O Fórum é aberto ao público, possui vagas limitadas e será realizado no auditório da Semifra, a partir das 19h, no auditório da Emurb - avenida Augusto Franco, 3340, bairro Ponto Novo. As inscrições podem ser feitas aqui. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, "existe uma demanda muito latente de se debater o crescimento populacional nos centros urbanos, que é exponencial".

Diante disso, destaca o gestor, nasce a necessidade de constituir alternativas inclusivas, para que o ambiente urbano e os espaços públicos consigam se tornar cada vez mais integradores. "Por isso, o tema geral desta primeira edição é acessibilidade, tratando dela nas obras públicas da Prefeitura, nas calçadas, no turismo e inclusive como é feita a produção de conhecimento em engenharia e arquitetura para assegurá-la. Tenho a certeza de que faremos uma discussão muito proveitosa e enriquecedora”, estima Ferrari.

O evento contará com quatro palestras: “Acessibilidade em projetos de obras públicas”, ministrada por Alana Mello, engenheira, arquiteta e urbanista da Emurb; “O papel da universidade na formação profissional quanto a acessibilidade”, com a professora Dora Neuza Leal Diniz, engenheira, arquiteta e urbanista; "Turismo e acessibilidade nos atrativos e equipamentos de Aracaju", ministrada por Cristina Santos da Silva, mestranda em Turismo e especialista em turismo acessível; e “Acessibilidade aplicada à adequação de calçadas”, por Valéria di Barmont, arquiteta e urbanista da Emurb.

Ao final do ciclo de palestras, haverá abertura de debates entre os presentes, com tempo estimado de 40 minutos para manifestações do público.

Diálogos Urbanos
A primeira edição do encontro ‘Diálogos Urbanos’ é uma oportunidade para troca de conhecimentos sobre pontos pertinentes do crescimento urbano, o direito à cidade e práticas integrativas.