Pediatria integra conceito multiprofissional da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Saúde
05/09/2023 15h40

A ação sincronizada entre a Pediatria, a Obstetrícia e a Neonatologia é, segundo os conceitos da Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos aspectos fundamentais para garantir a qualidade da assistência à saúde materno-infantil. E essa é uma das premissas nos serviços oferecidos na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), dentro do conceito multiprofissional e interdisciplinar que caracteriza a unidade. 

O compartilhamento de conhecimentos, experiências e responsabilidades tem sido um dos pilares nestes mais de quatro meses de funcionamento, já superando 1.300 partos e aproximadamente 45 municípios atendidos, sendo cerca de 40 municípios sergipanos e os demais de estados vizinhos. O trabalho de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos ocorre de maneira sinérgica, sincronizada e focada nas necessidades dos pacientes. 

De acordo com a médica pediatra Marcela Gouveia, uma das profissionais que participa das escalas de atendimento na MMLN, a avaliação e acompanhamento já começam logo após o parto. "Assim que o bebê nasce, já realizamos a avaliação de todos os riscos, detectando eventuais necessidades e já iniciando todo o suporte necessário. As primeiras 24 horas são fundamentais nesse processo de avaliação e acompanhamento", descreve a profissional. 

As ocorrências mais frequentes, e que demandam a ação imediata dos pediatras no setor do Alojamento Conjunto, decorrem da chamada icterícia neonatal precoce; sua causa mais comumente encontrada é a “incompatibilidade ABO/RH", que ocorre quando a mãe tem um tipo sanguíneo diferente do bebê. Outras situações que demandam atenção são os recém-nascidos com risco metabólico, seja por diabetes gestacional, prematuridade ou pequeno/grande para a idade gestacional, demandando um acompanhamento criterioso dos índices glicêmicos no recém-nascido.

"Essas são situações relativamente comuns, embora nosso perfil de atendimento aqui seja de baixo risco, mas que demandam cuidados específicos. No caso da incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o recém-nascido, uma das consequências comuns é o desenvolvimento de icterícia, que pode ser patológica ou fisiológica, e requer acompanhamento constante", explica a pediatra. 

Ainda segundo a profissional, o acompanhamento constante é o elemento determinante para a adoção dos cuidados necessários. "A icterícia é uma condição que afeta muitos recém-nascidos, gerando uma coloração amarelada na pele e nos olhos. Isso ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina, um pigmento que resulta da quebra dos glóbulos vermelhos. A fototerapia é um tratamento que usa luzes especiais para ajudar a reduzir os níveis de bilirrubina no sangue do bebê. A luz na frequência azul transforma a bilirrubina em uma forma mais solúvel, que pode ser eliminada pela urina e pelas fezes. A fototerapia é um tratamento simples, seguro e eficaz para a icterícia neonatal, que pode prevenir complicações graves como danos cerebrais", detalha a profissional.
 
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e está situada na rua Procurador José Costa Cavalcante, 64, bairro 17 de Março. O telefone de contato é o 3142-2776.