Cine Arte: Funcaju exibirá filmes na Galeria Álvaro Santos; projeto inicia na quinta, 14

Cultura
11/09/2023 13h15

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a fim de promover discussões sobre as variadas expressões artísticas, realizará na próxima quinta-feira, dia 14, às 18h, na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), no Centro, o Cine Arte, projeto de exibição de filmes com temáticas voltadas para manifestações culturais e artísticas. 

O primeiro encontro fílmico na GAAS exibirá o curta Tintiliano, de Marcel Andrade, que conta um pouco da história do pintor sergipano que dá nome ao filme. Após a exibição, um debate sobre a temática do filme será levantado, com a mediação da professora e arquiteta Ana Carolina Oliveira.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a exibição de curtas sergipanos na galeria proporciona o conhecimento de novas linguagens artísticas voltadas para a história e as artes visuais no estado.

“A Galeria de Arte Álvaro Santos é um espaço em que os amantes das artes plásticas, visuais podem conhecer um pouco mais de grandes artistas, não só do nosso estado, mas nacionais. A exibição de filmes que trabalham temáticas ligadas às artes acrescenta novos saberes e olhares sobre essa expressão artística”, explica.

O Cine Arte será realizado mensalmente na Galeria de Arte Álvaro Santos, com uma forma de aproximar o público da unidade. No local, o público também poderá conferir a exposição “Série Colecionadores”, que está em cartaz com obras do acervo pessoal do historiador e pintor Paulo Mendonça.

Tintiliano - Marcel Andrade: 14 min

Conhecido por suas pinturas de paisagem com traços marcantes, Tintiliano é apresentado de uma maneira jamais vista. No filme, o personagem-narrador reflete sobre a vida e a arte em tempos tão sombrios, e como sonhando ele adentra em um dos monumentos mais icônicos de Aracaju. Seu desafio, tanto na arte quanto na vida, é manter a chama acesa. O sussurrar de suas palavras é na realidade um grito de protesto.