Prefeitura de Aracaju pactua meta de alfabetização com gestores escolares

Educação
11/09/2023 21h00

Com resultados positivos advindos das estratégias em prol da recomposição da aprendizagem dos alunos da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu, nesta segunda-feira, 11, diretores e coordenadores pedagógicos das 46 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) para aperfeiçoar as metodologias já existentes e alinhar novas medidas. 

O objetivo principal do encontro foi incentivar, conduzir e uniformizar as Emefs sobre e para ações estratégicas que possibilitarão a efetividade da meta de alfabetizar todos os alunos ao final do segundo ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2023. Numa reunião democrática, participativa e dialógica, os profissionais da educação presentes opinaram, votaram e somaram para o debate, que, ao final, reforçou ainda mais o pacto com a Semed de tornar realidade a meta estabelecida. 

Incentivando e apresentando recursos metodológicos para que as Emefs possam, de fato, estabelecer e efetivar a alfabetização completa dos estudantes, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, destacou que o objetivo da reunião foi mostrar que os dados de aprendizagem dos alunos do segundo ano do ensino fundamental revelam que "há uma chance iminente de a rede pública municipal de ensino de Aracaju atingir 100% de alfabetização".
 
"Obviamente, são resguardados os percursos educacionais dos alunos que são público-alvo da educação especial, visto que estes possuem um outro percurso formativo. Mas, para os demais alunos, estamos acompanhando e há, de fato, uma possibilidade muito grande de nós entregarmos para a sociedade aracajuana 100% destes alunos alfabetizados. E o motivo pelo qual nós nos reunimos na tarde de hoje foi para que se firmasse o pacto da Semed de que nós vamos entregar no ano de 2023 a alfabetização destes alunos”, informa.

“Neste sentido, todos os diretores puderam manifestar seus entendimentos, suas opiniões e entender o clima da rede e saber que a sua escola tem feito um bom trabalho pedagógico. Nós estamos, talvez, diante de uma mudança de paradigma e 2023 precisa ser o ano em que Aracaju passará a entregar, ao término de cada ano letivo, os alunos do 2° ano devidamente alfabetizados na idade certa. Ou seja, queremos dar a esses alunos todas as ferramentas para que eles possam continuar aprendendo, possam ter sucesso nos estudos e exerçam a cidadania plena para que, no futuro, quando adultos, possam contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade”, frisa o secretário.

Conforme o diretor do Departamento de Educação Básica, Evilson Nunes, a Semed está desenvolvendo uma série de ações de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos para que haja um máximo de tempo do aluno em sala de aula com o trabalho pedagógico do professor.
 
"E, com isso, se consiga alcançar o índice de alfabetização e o bom desempenho nas avaliações de larga escala que a rede passará ao final desse ano. Dentre as ações, destacamos a ampliação do acompanhamento da equipe de formadores e de apoiadores nas turmas do 2° ano e quinto ano; um trabalho de aplicação de cadernos de revisão semanais, para que se mensure quais as dificuldades que cada aluno apresenta e possa direcionar a orientação do professor; aulões apresentados pelas equipes pedagógicas do departamento, que servem de resolução de questões para tirar dúvidas dos alunos e  criar um ambiente propício a avaliação em que eles se sentem motivados a participar”, elenca.

“Também haverá a definição de uma jornada da alfabetização, que ocorrerá no mês de outubro, que é essencial para o envolvimento das famílias no processo de aprendizagem dos seus filhos. Então, esse bloco de ações vai contribuir para que, ao final deste ano, os alunos do 2° ano do ensino fundamental estejam 100% alfabetizados, mas que também será propício para que se crie um ambiente alfabetizador na nossa cidade que inclua todos os alunos que fazem parte da rede municipal”, ressalta o diretor. 
 
Diretores escolares
O diretor da Emef Anísio Teixeira, Marcos Barbosa, aprova o encontro coletivo e analisa os efeitos das estratégias alinhadas.

“A reunião visou conjugar esforços para que as Emefs consigam melhorar a alfabetização dos alunos do 2° ano que ainda não estão alfabetizados e que eles alcancem 100% de alunos da capacidade leitora. O secretário dialogou, de forma muito democrática, juntamente com todos os diretores e coordenadores pedagógicos, sobre como o maior objetivo é realmente traçar traçar estratégias para bater a meta. A partir dos dados, nós vamos objetivar, e melhorar os resultados que a rede já dispõe. O momento foi de alinhamento e tenho certeza que a gente vai conseguir definir ações e estratégias necessárias. Também, avalio que essa essa reunião com todos os o com todas as Emefs é importante porque não vamos ter ações isoladas resultados”, observa. 

Elaine Mary, diretora da Emef Jornalista João Oliva Alves, afirma que a reunião é muito importante porque é por meio dela que as políticas de aprendizagem dos alunos serão alinhadas.

“A gente pretende que esse ano todos os alunos do 2° ano do ensino fundamental possam ler. E, para que isso se realize, a gente precisa estar sempre juntos, refletindo e alinhando. Como nós temos investido num projeto de rede municipal,  as escolas, juntas ao departamento, trazem para nós mais segurança, trocas de experiência e a oportunidade de identificar e alinhar a necessidade dos alunos para que a escola consiga, efetivamente, proporcionar essa leitura para essas crianças”, destaca.