Semana do Teatro: Funcaju promove apresentação teatral na Biblioteca Ivone de Menezes

Cultura
20/09/2023 18h13

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta quarta-feira, 20, o segundo evento do Especial Semana do Teatro, desta vez na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. A turma de Teatro Infanto Juvenil da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, ministrada pela oficineira Ane Auday, apresentou o espetáculo Saltimbancos, texto adaptado por Chico Buarque

A peça fala da união de um grupo de animais contra a exploração de seus patrões e o desejo de se tornarem músicos, uma história que destaca ainda a importância da amizade. A oficineira salientou a importância desse momento para as alunas, que estão ainda no início do curso de teatro. “Elas tiveram pouco tempo de prática teatral e pouco tempo para a montagem do espetáculo, então foi tudo uma loucura, mas elas se entregaram aos exercícios e a prática teatral. Foi muito emocionante, tanto para mim quanto pra elas, esse nervosismo de se apresentar pela primeira vez, é muito emocionante e resultou em um momento lindo e muito gratificante”, conta.  

Os alunos das turmas Infantil da Emei Irmãos Mirella e Marcell Moura prestigiaram a apresentação, e a professora Ana Marília destacou a importância das atividades voltadas à cena cultural para esses estudantes ainda na primeira infância “É muito importante tanto para a aprendizagem deles quanto para estimular o conhecimento sobre o meio cultural. Muitos dos alunos não sabiam o que era a biblioteca e o teatro, então fizemos essa introdução em sala de aula pra eles. Então é um momento muito estimulante”, explica.

Isabel Pinheiro, de 5 anos, é aluna da Emei Irmãos Mirella e Marcell Moura e contou que a peça foi o seu primeiro contato com o teatro e se mostrou feliz com a apresentação. “Eu estava animada para ver as meninas que se apresentaram pra gente e gostei muito das músicas, das roupas e da maquiagem de bichinho”, conta.

A coordenadora da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, Verônica Cardoso, avalia a atividade como uma boa oportunidade para introduzir as crianças à cena artística. “A biblioteca tem esse papel de educar e conscientizar, trazer um pouco da nossa cultura para as crianças, então para comemorar o Dia do Teatro nada melhor do que uma apresentação. Além de mostrar que existe um dia dedicado ao teatro, também é uma forma das crianças terem acesso ao meio teatral através de apresentações e de prestigiar peças como a de hoje”, afima.

A programação do Especial Semana do Teatro se estende até a próxima sexta-feira, dia 22, integrando-se ao Curta Sexta, projeto da Funcaju que além da tradicional exibição de curtas produzidos por artistas locais promoverá a apresentação teatral da peça “Passatempo”, a partir das 17h, na Rua do turista, no Centro.