Perimetral Oeste: Equipe Social cria Brigada Artística Ambiental com alunos do Lamarão

Agência Aracaju de Notícias
27/09/2023 20h11

No fim da tarde desta quarta-feira, 27, a equipe do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco para mobilizar a juventude residente no bairro Lamarão com o objetivo de despertar seu envolvimento com a pauta ambiental e com a transformação do seu território. Um Brigada Artística Ambiental foi criada e os alunos da unidade de esnino participaram de uma oficina de lambe-lambe.

Técnica muito utilizada em intervenções urbanas, o lambe-lambe consiste na criação de uma espécie de pôster artístico através da colagem e composição de folhas de tamanhos variados, podendo conter tanto a impressão de poesias e mensagens positivas, quanto desenhos e fotografias. A partir dessa técnica, os alunos puderam se expressar de maneira lúdica, tornando-se uma força de transformação no território. Um muro da escola foi utilizado como grande painel para a atividade de colagem.

De acordo com Daniela Mariz, coordenadora do Trabalho Técnico Social na Diagonal, a oficina buscou passar um tema importante como a preservação ambiental de uma forma mais leve. “A ideia é que possamos usar nossa experiência e nossa voz com amigos, vizinhos, colegas para falar sobre a importância de cuidar do meio ambiente, porque isso está muito perto da gente, quando vemos chuvas intensas, enchentes, ondas de calor, ciclone etc. E aí a gente trouxe a proposta de trabalhar isso fazendo arte urbana, como lambe-lambe, stencil, para que eles expressem suas vozes fazendo os próprios cartazes para colar na escola, para fazer uma ação no bairro e falar sobre isso de uma forma que lhes permita absorver melhor”.

Para Maria Eduarda Maia Pereira, aluna da Emef Sérgio Francisco, foi gratificante participar da atividade. “Eu estou gostando muito porque estou podendo aprender mais sobre o meio ambiente e vou levar isso para a vida toda. Vou compartilhar com meus amigos e meus familiares. É muito bom fazer um projeto que vai mudar muito e transmitir a mensagem para as pessoas”, disse.

Já Kauane de Jesus Silva, aluna do 9º ano, conta que a oficina a fez refletir sobre sua capacidade de multiplicar a informação. “Eu estou aprendendo que valorizar o meio ambiente faz bem pra gente e para o mundo e a gente pode ensinar isso para as pessoas de fora da escola. Eu pensei até em postar sobre o assunto e ficar marcando outras pessoas para que repostem também e, dessa forma, influenciar mais pessoas”, comentou.

Alexandra Déda, referência técnica para Programas Sociais na Diretoria de Habitação da Secretaria da Assistente Social de Aracaju, explica que a atividade integra o Trabalho Técnico Social (TTS) realizado pela Prefeitura de Aracaju em paralelo à obra da grande avenida, que atravessa os territórios de cinco bairros.
 
“O TTS busca justamente preparar as comunidades para esse momento de desenvolvimento que a obra irá trazer, trabalhando os eixos de educação patrimonial e ambiental; mobilização e organização social; e desenvolvimento econômico. A atividade de hoje é uma forma divertida de trazer informação para esses jovens, incentivando que eles sejam divulgadores junto às suas famílias e comunidades”, afirmou.