Mapeamento de inovação no setor público é tema de oficina na Escola de Governo

Planejamento e Orçamento
20/10/2023 16h21

Compreender a importância de capacitar gestores e servidores da Prefeitura de Aracaju com a cultura de inovação e incentivar a pesquisa de soluções para o enfrentamento de problemas. Este foi o objetivo da oficina “Mapeamento de Inovação no Setor Público”, realizada na tarde desta sexta-feira, 20, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). O encontro foi comandado pelo gestor de Inovação do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec), Thalles Carvalho.

De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a Prefeitura de Aracaju já é referência nacional na utilização inovadora de tecnologias, com vários projetos em execução que visam melhorar a vida das pessoas. "E esse tema também é uma marca prioritária da Escola de Governo, cujo foco está em auxiliar os gestores e servidores a conhecer as técnicas de mapeamento, estarem atentos às necessidades de melhoria dos serviços internos, além da melhoria continuada da prestação dos serviços à população”, disse.

Durante o encontro, temas relacionados à inovação, como sua funcionalidade, mitos e verdades e sua aplicabilidade no serviço público foram apresentados aos servidores de diversas secretarias da Prefeitura. Segundo Thalles Carvalho, “esse é um momento crucial para a virada de chave, onde a gente vai começar a falar sobre o processo, a melhora de trabalho no cotidiano, além de mostrar, na prática, algumas ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia, fazendo com que cada um passe a enxergar oportunidades de melhorias no ambiente de trabalho”.

Thalles, que também é gestor empresarial e consultor de startup, destacou ainda que a Prefeitura tem feito "um trabalho muito bom", a partir do momento em que busca melhorar cotidianamente os setores do serviço público. "Então, a nossa proposta também serve para auxiliar o governo municipal sobre como melhorar a prestação de serviços, mesmo sendo essa uma ação que já vem sendo executada pelo prefeito ao longo da gestão, justamente para que Aracaju venha, realmente, ser uma cidade do futuro".

Para o analista de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Fábio Jânio dos Santos, a oficina serviu para a troca de experiências. “Eu saio desse encontro com um conhecimento maior sobre a criação de mapeamento dos projetos que estão em execução nas secretarias. Hoje tive a oportunidade de debater e compartilhar ideias com profissionais de outros órgãos”, pontuou.

Já para a estagiária do setor de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e também estudante de Engenharia Florestal Isadora Luz Vieira, o tema discutido na oficina é amplo e alcança a todos os setores. “Inovação é um assunto interdisciplinar que se estende a profissionais de áreas distintas. Hoje tive a oportunidade de aprender mais sobre algumas metodologias voltadas a esse assunto, que acredito ser carente em diversas áreas do setor público em geral”, destacou.