Pré-Caju 2023: serviços de saúde estarão disponíveis durante o evento

Saúde
31/10/2023 17h10

Durante o Pré-Caju 2023, que acontece de 3 a 5 de novembro, na Orla da Atalaia, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará um trabalho de prevenção, segurança alimentar e suporte médico aos foliões que estiverem na festa.

Para garantir a segurança de alimentos e bebidas comercializados no evento, as equipes da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) estarão presentes a partir da sexta-feira, 3, visitando estabelecimentos, orientando e verificando o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), como explica a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Maria Meneses.

“Serão 12 fiscais presentes em todos os dias do Pré-Caju, trabalhando para garantir a saúde e segurança sanitária dos foliões, através da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo, orientando  sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, riscos à saúde no manuseio incorreto dos alimentos entre outras orientações”, destaca Maria.

Posto Médico
Já o Posto Médico funcionará nos dias 4 e 5, com cerca de 30 profissionais, e o espaço contará com dez leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas para medicação rápida e suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), como detalha o diretor da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Yuri Belchior.
 
“Das 14h às 2h, as equipes compostas por gestores, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio estarão à disposição para acolher aqueles que necessitarem de atendimento. Teremos também a retaguarda dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva”, explica o diretor.

Prevenção
A educação em saúde também estará presente no Pré-Caju 2023, por meio do trabalho da Vigilância Epidemiológica que distribuirá preservativos femininos e masculinos, com objetivo de intensificar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e reforçar os métodos de prevenção.

Para a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase, Débora Oliveira, essas ações são essenciais, principalmente pela grande circulação de pessoas. “É um momento de diversão, muita alegria e presença de milhares de pessoas se divertido e lembrando de não descuidar da prevenção. É para isso que teremos, ao longo do percurso, o casal camisildo e camisilda orientando de forma lúdica e divertida, o que faz toda diferença”, conclui.