Prefeitura oferta tratamento e medicamento para diabéticos na rede municipal

Saúde
03/11/2023 15h32

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta o tratamento e medicamento para os diabéticos que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, a exemplo da dispensação das fitas de glicemia, que são os insumos para monitoramento dos pacientes com diabetes que usam insulina.

Para receber os insumos, o usuário precisa procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência e preencher um requerimento, o qual é encaminhado ao Programa Saúde do Adulto com os seguintes documentos: receita atualizada da insulina, documento de identidade, CPF, comprovante de residência, relatório médico, e, em caso de menor, identidade do pai ou mãe.

“Na capital, a SMS disponibiliza dois locais para acompanhamento de pacientes diabéticos: os com diabetes tipo 1 e diabetes gestacional são acompanhados no Cemar Siqueira Campos, e os do tipo 2  são acompanhados nas USFs. A dispensação das fitas é realizada no local do acompanhamento, e todas as 45 UFSs da capital estão aptas para acolhimento de pacientes diabéticos”, enfatiza a referência técnica da SMS, Lucimara Santos.

Com relação à insulina, ela explica que, para ter acesso ao insumo via caneta, é preciso ter diabetes 1 ou 2 na faixa etária menor ou igual a 19 anos, ou maior ou igual a 45 anos; ser pacientes portador de diabetes tipo 2 (qualquer faixa etária) com dificuldade visual  e pacientes com necessidade de auxílio para aplicação e que não disponham de cuidador ou ajudante. A SMS também disponibiliza hipoglicemiantes orais em todas as unidades”.

Tipos de diabetes
O Diabetes Mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado pela hiperglicemia persistente, decorrente da deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtém por meio dos alimentos, como fonte de energia.

“O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já o diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há uma resistência dos tecidos periféricos à ação da insulina. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação”, ressalta a referência técnica.