Pré-Caju 2023: Prefeitura fiscaliza qualidade de alimentos e bebidas durante os três dias de festa

Saúde
03/11/2023 23h00

Para garantir a segurança de alimentos e bebidas comercializados no Pré-Caju 2023, a Prefeitura de Aracaju, por meio da a equipe da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta sexta-feira, 3 e segue até o domingo, 5, na Orla da Atalaia, o trabalho de prevenção e segurança alimentar, orientando e inspecionando vendedores ambulantes e estabelecimentos.

De acordo com a coordenadora da Visa, Maria Meneses, durante os três dias de festa, os fiscais estão trabalhando para garantir a saúde e segurança sanitária dos foliões, através da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo.

“Estamos com 12 fiscais, atuando em todo circuito nesses dias de festa. Durante as inspeções, estão sendo verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulam os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual. Tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos”, orienta Maria.

Verificação e adequações
Se os fiscais da Visa encontrarem alguma irregularidade, os comerciantes devem promover as adequações necessárias para a regulação do funcionamento. “O estabelecimento deve atender as normas sanitárias e realizar as adequações necessárias determinadas, contemplando os anseios da população para que assim não haja necessidade de qualquer medida que enseje o fechamento do estabelecimento, pois esta não é a finalidade da Vigilância Sanitária”, orienta Maria.

Certificado do curso
Segundo a gerente da Visa, Laila Garcia Moreno, além das boas condições de armazenamento, preparo e manipulação que os fiscais verificam, os comerciantes também devem apresentar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. “A capacitação é promovida, gratuitamente, pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, e também pode ser realizada online pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, ressalta Laila,

O comerciante de bebidas, Alício Luiz Passos, reforça que seguir as normas é essencial. "Sempre recebemos os fiscais e respeitamos o que eles passam de informação. Tem que estar tudo certo para que a gente faça nosso trabalho direito seguindo todas as regras", diz.

Outro vendedor, Alef Andrade, também estava comercializando bebidas no Pré-Caju e disse que o curso foi fundamental. "O curso foi uma forma para que nós vendedores possamos ter a certeza que estamos oferecendo ao público da festa um trabalho exemplar, por isso sempre que posso estou me capacitando e mostro este certificado com muito orgulho do que faço", enfatiza.

Serviços da Saúde que estarão disponíveis
Nos dias 4 e 5, a Saúde de Aracaju continuará atuando com os fiscais da vigilância, e iniciará o trabalho de prevenção e o suporte médico aos foliões que estiverem na festa.  A Vigilância Epidemiológica distribuirá preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante, com objetivo de intensificar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e reforçar os métodos de prevenção.

Já o Posto Médico terá cerca de 30 profissionais, e o espaço conta com dez leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas para medicação rápida e suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). O local irá funcionar sábado e domingo das 14h às 2h, com equipes compostas por gestores, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio estarão à disposição para acolher aqueles que necessitarem de atendimento. A SMS conta também com a retaguarda dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.