Campanha de Adoção do Aju Animal garante lar definitivo para cães e gatos

Meio Ambiente
11/11/2023 18h17

O Parque Augusto Franco, popularmente chamado de Sementeira, foi o local de encontro entre os pets e os novos tutores. Esse momento ocorreu neste sábado, 11, durante a 1ª Campanha de Adoção promovida pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a campanha de adoção cumpre um dos eixos do programa Aju Animal.  “A gente observa a adesão das pessoas e reforça o compromisso da Prefeitura em contribuir para que a cidade seja cada vez mais amigável com nossos cães e gatos. A adoção responsável é apenas um dos eixos do conjunto de ações do programa”, ressaltou.

Ao todo, 30 animais, entre cães e gatos, receberam um novo lar. Todos foram para casa devidamente castrados, vermifugados e vacinados. O estudante Kleber Barreto adotou três gatos. “Estou bem feliz, pois gosto muito de felinos. Já tenho seis em casa. Com esses, serão nove”, contou sorridente.

Quem também saiu do Parque com o sorriso largo foi o profissional de Tecnologia da Informação, Thiago Oliveira. Ele esperou muito por esse dia. “Estava na expectativa dessa campanha para adotar um gatinho. Tenha certeza que ele receberá muito amor e os devidos cuidados”, afirmou

A ação contou com a parceria da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), da Fraternidade  Pet,  do Canto Animal, Instituto Safira, além de protetores individuais. Para a presidente da Adasfa, Maria Antônia Teles, ações como essa mostram o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a causa animal. “Vários animais estão indo para um lar definitivo e isso nos deixa animados. Dessa forma, podemos resgatar outros animais e desprender o mesmo cuidado que tivemos com esses que agora tem um tutor”, destacou.

Aju Animal


O Programa foi instituído pela Lei 5.548, de 22 de dezembro de 2022. Além do eixo da adoção, o Programa realiza castração de cães e gatos para controle populacional, promove a oferta de serviços veterinários e incentiva os lares temporários nas residências de protetores.

Consultas

Além da adoção responsável, a campanha disponibilizou  consultas, vermifugação e vacinação para quem compareceu ao local. A professora Patrícia Maciel Gomes não perdeu tempo. “Trouxe minha gatinha para uma consulta, pois essa foi uma oportunidade ímpar. A gente sai daqui satisfeito, com tudo em dia. Está de parabéns a gestão pela iniciativa”, elogiou.