Prefeitura conclui reforma da USF José Quintiliano, no bairro Cidade Nova

Saúde
13/11/2023 15h46

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando uma série de revitalizações e reformas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) por toda a capital. Desta vez, chega à fase de conclusão a USF José Quintiliano, situada no bairro Cidade Nova. A unidade retornou ao funcionamento nesta segunda-feira, 13, das 7 às 17h, com todos os serviços disponíveis após um investimento de R$ 315.984,33 na infraestrutura para melhorar a oferta e o atendimento à população.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, acompanhou as etapas da reforma e destaca que a população recebe uma unidade com capacidade de melhor acomodação dos serviços de saúde e das pessoas que frequentam o local.

“A USF José Quintiliano passou por uma reforma muito bem feita, com divisões dos espaços mais adequados e a população da região recebe uma unidade pronta para melhor se acomodar enquanto aguarda e efetivamente passa pelo atendimento nos serviços de saúde disponíveis. Com essa reforma, o nosso intuito é entregar à sociedade aracajuana um ambiente confortável para usuários e servidores, buscando elevar cada vez mais a qualidade desse serviço para todas e todos”, ressalta a gestora.

De acordo com a engenheira da SMS, Carla Christine Santos, a reforma da unidade possibilitou o remanejamento da farmácia para um ambiente maior, com mobília nova e melhor localizada, a fim de qualificar a assistência à população com balcão acessível. Considerando o estudo de fluxos, foi implantado depósito de material de limpeza, sala de telemedicina e sala de observação com banheiro, bem como atendeu à reivindicação dos profissionais da odontologia através da individualização dos consultórios odontológicos.

“Aproveitamos essa intervenção e analisamos o setor de Odontologia com duas cadeiras que estavam funcionando em um mesmo ambiente e adquirimos um novo compressor odontológico com maior capacidade que o anterior. Elaboramos o projeto arquitetônico, que foi aprovado pela Vigilância Sanitária e, a partir de agora, dois consultórios odontológicos funcionarão de forma independente um do outro. Dessa forma, a unidade não perdeu um consultório sequer e ainda atendemos ao clamor dos profissionais que já haviam reivindicado através do seu conselho de classe [CRO-SE]”, conclui Carla Christine.

Também foram realizadas a substituição de portas, revisão de todo o telhado, pintura interna e externa, adequação do balcão da recepção para acessibilidade, revisão de todas as esquadrias/janelas, revisão elétrica geral com identificação de quadros e separação de circuitos, revisão de instalações hidrossanitárias, climatização da sala de espera e as áreas de ventilação receberam esquadrias de vidro temperado.