Segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica chega a mais 13 bairros da capital

Saúde
25/11/2023 16h38

Neste sábado, 25, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), instalou 38 postos fixos de vacinação antirrábica em mais 13 bairros da cidade, três conjuntos e no Centro de Controle de Zoonoses, localizado no bairro Capucho.

O segundo dia de postos fixos da Campanha Antirrábica 2023, acontece das 8h às 16h, nas zonas Sul e Norte da capital, contemplando os bairros Jabotiana, Inácio Barbosa, Luzia, Grageru, Ponto Novo, Getúlio Vargas, Suíssa, Cirurgia, Santo Antônio, Manoel Preto, Bairro Industrial, Siqueira Campos, além dos conjuntos Jessé Pinto, Costa e Silva, Castelo Branco.

Segundo o supervisor de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim Oliveira, do início da campanha até o momento, foram vacinados cerca de 14.258 animais, sendo 9.089 cães e 5.169 gatos.

"O último caso de raiva registrado em Aracaju aconteceu no ano de 2017 e levou a óbito um animal, não havendo casos em humanos. A estimativa é vacinarmos 48 mil animais e, para isso, precisamos que os tutores se desloquem a um dos postos de vacinação com pets a partir de 3 meses de vida, saudáveis e que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Também é importante acalmar o animal para a vacinação, e levar a focinheira para auxiliar no trabalho dos agentes de endemias que estão vacinando", destaca o supervisor.

Na Praça Franklin Roosevelt, localizada no Bairro América, a moradora Lindaura Xavier levou uma cadela e uma gata para garantir a vacinação. Segundo ela, com a proximidade do posto à sua residência, a mobilidade foi facilitada.

"Tenho a gata há três anos e a cachorra há um ano e seis meses. Durante todo esse tempo, mantenho a caderneta de vacinação delas em dia para evitar qualquer tipo de doença e também mantenho a higiene que é importante. Querendo ou não, os pets se tornam entes queridos e isso faz com que tenhamos muito cuidado com a saúde deles e nossa também, por isso que sempre aproveito a oportunidade bem próxima e acessível de vacinar meus animais", relata Lindaura.

O senhor José Geraldo da Conceição acompanhou a neta para garantir que seu gato fosse vacinado. Morador do bairro América, ele comenta que levar o pet para se vacinar é uma responsabilidade individual de cada tutor, mas também coletiva ao cumprir com a responsabilidade de manter a vacinação em dia a fim de oferecer ao animal uma vida saudável.

"Sempre venho trazer meu gato para vacinar porque sabemos que é extremamente importante que a população mantenha a saúde do animal em dia, pois é algo que ajuda a gente a continuar saudável também", comenta José.

Outra moradora do bairro América que também aproveitou o sábado para vacinar seu pet foi Virgínia Rodrigues. Ela conta que sabe que para ter um animal, alguns critérios são fundamentais, a exemplo de oferecer uma boa alimentação, dar casa e afeto, mas que não é só isso, já que as vacinas também fazem parte dessa rotina de cuidado.

"Tenho uma gata e, para mim, cuidar dela começa com uma boa alimentação, então eu dou comida seca e também úmida para que ela cresça forte e com saúde. Além disso, a vacinação tem que estar em dia e sempre que a campanha começa eu trago para vacinar, principalmente porque perto de casa tudo fica mais facil", conclui a tutora.

Campanha de Vacinação
A Campanha de Vacinação Antirrábica segue em sua segunda etapa com os postos fixos no próximo sábado, 2, em mais bairros da capital. A terceira etapa será realizada com o sistema Drive-thru Pet, no Parque de Exposições João Cleophas, localizado no bairro José Conrado de Araújo, de segunda a sexta, no período entre 4 a 15 de dezembro, no horário das 8h às 13h, onde o acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé.

A campanha será encerrada com a quarta etapa, a partir da vacinação a domicílio entre os dias 11 e 22 de dezembro. Nessa etapa, os tutores devem efetuar solicitação, através do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju, para aqueles que possuem cinco animais ou mais, ou de ONGs.