Prefeitura de Aracaju alerta sobre doenças causadas no ambiente de trabalho

Saúde
05/12/2023 11h39

O ambiente de trabalho é programado para que as pessoas que o frequentam cotidianamente estejam aptas a realizarem suas funções laborais de forma autônoma e tranquila. Com o acelerar das demandas atuais e o ritmo competitivo, as doenças relacionadas ao trabalho estão aumentando, por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), chama a atenção para os cuidados e alertas relacionados a isso.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou a incorporação de 165 novas patologias que causam danos à integridade física ou mental do trabalhador, com estas, o número passou de 182 para 347 patologias diferentes.

“Nestes últimos anos, em Aracaju, o que tem mais ocorrido em relação às doenças no ambiente de trabalho são os acidentes, depois vem os acidentes com material biológico, LER/DORT e transtorno mental. Mesmo que existam outros agravos relacionados ao trabalho, os que mais chegam ao Cerest são os acidentes de trabalho, alguns, infelizmente, fatais”, destaca a assistente social do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Conceição Balbino.

Neste contexto, acidentes que resultam em morte elevam a atenção do Cerest em direção à educação, promoção e vigilância em saúde do trabalhador, como explica Conceição.

“Um trabalho que leva a óbito chama a atenção e é considerado um evento sentinela. A partir dele, buscamos realizar a vigilância no ambiente de trabalho e compreender o que aconteceu para que possamos propor ações de correção e outros trabalhadores não venham a falecer durante o trabalho”, relata a assistente social.

Segundo a Rede Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, existem alguns agravos prioritários de complexidade diferenciada em Saúde do Trabalhador, a exemplo de acidentes, acidentes de trabalho e acidentes de trabalho com exposição a material biológico, perda auditiva, câncer, Ler/Dort, dermatose, pneumoconiose, intoxicação exógena relacionada ao trabalho e transtorno Mental Relacionado ao trabalho.

No que tange o transtorno mental relacionado ao trabalho, um ambiente saudável é responsável pela boa condução dos serviços e das relações interpessoais também, considerando, sobretudo, uma comunicação assertiva.

“Quando o trabalhador tem um ambiente físico com problemas, às vezes é possível contornar, mas quando as relações de trabalho não são saudáveis, sendo, inclusive, autoritárias, que levam a assédios são ambientes adoecedores. O ambiente saudável impõe relações sociais claras, objetivos e metas alcançáveis e comunicação assertiva. Todo trabalhador precisa saber para o que foi contratado e quais as condições que esse trabalho dá para que ele faça as suas tarefas”, conclui Conceição.