Emei do 17 de Março promove vivências para aproximar os pais da realidade escolar dos filhos

Educação
14/12/2023 11h06

Visando promover um diálogo mais amplo entre os pais de alunos e as professoras, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, localizada no bairro 17 de Março, está realizando o II Encontro Pedagógico Família e Escola. Durante toda a semana do dia 11 a 15, mães, pais ou responsáveis se reúnem na sala de aula de seus filhos para receberem o relatório individual do semestre, participar de vivências e entenderem melhor toda a dinâmica da rotina escolar.

A iniciativa ocorre durante a finalização de cada semestre e surgiu como uma das estratégias da escola para manter a participação ativa das famílias dos estudantes na rotina escolar. Coordenadora pedagógica da Emei, Greisse Kelly Silva explica que as reuniões são realizadas durante o turno do aluno, enquanto ele participa de atividades em outro ambiente da unidade escolar.

"O Encontro Pedagógico tem o intuito de concluir o semestre fazendo os pais entenderem tudo o que aconteceu na vida escolar. Durante todo o ano, a gente tenta manter as famílias muito mais próximas da gente e esta é uma oportunidade ímpar deles estarem ali, cara a cara com a professora, que está disponível e dedicou aquele tempo para eles. É um momento para tirar dúvidas, mostrar um resumo de como o aluno foi em sala de aula e interagir de forma mais específica", relata Greisse.

Uma das propostas da reunião é a vivência e a ideia é que os pais realizem atividades similares às que os filhos realizam durante as aulas, como os trabalhos manuais, a aquarela, entre outras. Mãe de Thales Daniel Lima, de 4 anos, Daniela Lima faz questão de estar sempre presente nas programações ofertadas pela Emei. Segundo ela, as famílias participarem ativamente da vida escolar dos alunos é bom para elas, mas, principalmente, para o desenvolvimento das crianças.

"Ser mãe não é só trazer e buscar o filho na escola. É estar presente durante as atividades e fazer parte da vida escolar dele. Meu filho mais velho também estudou aqui e foi através desse diálogo mais próximo que a equipe me ajudou a diagnosticá-lo com TDAH. Então, eu gosto muito dessa atenção que a Emei Calumby tem em nos permitir acompanhar de perto o desenvolvimento deles", conta.

Ainda de acordo com a coordenadora da Emei, os pais sentem-se bastante emocionados ao receberem os relatórios e resumo das atividades de seus filhos. Eles percebem, conforme ela explica, o quanto os filhos evoluíram durante todo o ano.

"A escola é para a comunidade, para as famílias. Quando a criança sente que os pais e a equipe escolar estão juntos, ela torna-se mais autônoma, confiante e segura. Com seu pai ou sua mãe entrando na sala de aula e visitando seus espaços, ela entende que aqui é seu segundo lar. Ela percebe, também, que é um lugar bom, que lhe agrega muito mais força para ser feliz e ser ela mesma", explica a coordenadora.