Prefeitura inicia capacitação de conselheiros tutelares eleitos para o próximo quadriênio

Agência Aracaju de Notícias
04/01/2024 16h35

A Prefeitura de Aracaju deu início na manhã desta quinta-feira, 4, a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no pleito realizado em 2023 e que vão atuar nos próximos quatro anos. No total, 90 conselheiros, sendo 30 titulares e 60 suplentes, estão participando da formação, que acontece na Faculdade Pio X, campus do bairro Jabotiana, e que terá continuidade nos próximos dias 5, 8 e 9 de janeiro. Os novos conselheiros foram eleitos em novembro do ano passado, e tomarão posse no dia 10 de janeiro.

Neste primeiro dia, a capacitação foi ministrada por Edilberto Filho, coordenador da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social. Segundo ele, a ideia da capacitação é levar o conhecimento necessário para que eles tenham uma atuação proativa no decorrer desses próximos quatro anos.

“O processo formativo será dividido em cinco módulos, com a participação de vários formadores da estrutura da Assistência Social e da Educação, como uma forma de criar ferramentas de trabalho e dar condições metodológicas para os profissionais que vão atuar no nosso município. Trazemos o conhecimento teórico, mas buscando a aplicabilidade prática, visto a complexidade dos casos atendidos nos conselhos tutelares e a necessidade de, cada vez mais, dar uma resposta de forma criativa, técnica e legalista. Esse é apenas o começo de uma formação continuada que será ofertada no decorrer do mandato”, explicou.

Para Natália Dalto, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, essa é mais uma das etapas do processo seletivo para conselheiro tutelar. “Eles passaram pelo período de campanha, a eleição, e de hoje até o dia 9 será a formação. O processo é obrigatório, porque esses conselheiros precisam adquirir conhecimentos específicos sobre a área do direito da criança e do adolescente, assim como entender o fluxo do sistema de garantia de direitos e da rede de proteção, os equipamentos sociais e também para compreender a dinâmica do dia-a-dia dentro do Conselho Tutelar, os relatórios, os ofícios e a articulação com poder público”, disse.

Bruno Andrade foi eleito pela primeira vez no Conselho do 5º distrito. Ele está participando da formação e garante que está sendo de grande importância. “É um processo muito importante de formação para quem tomará posse no próximo dia 10, para agregar, ter mais conhecimento e experiência, de forma a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”, declarou.

Opinião semelhante teve Tâmara Calasans, conselheira do 3º distrito e eleita pela quinta vez. “Como também a nossa capacitação é um pré-requisito, disposto no edital, para assumir o mandato nos próximos quatro anos, esse primeiro encontro é de suma importância para estreitar as relações entre os representantes dos distritos. É a chance de conhecer os conselheiros e começar a colaborar uns com os outros”, afirmou.