Prefeitura investe em manutenção das escolas municipais durante período de férias

Educação
05/01/2024 12h06

Com as escolas em período de férias, a rede municipal de ensino de Aracaju reforça os trabalhos internos e realiza ações que não são possíveis com a presença dos estudantes. Exemplo desses trabalhos são as manutenções executadas na estrutura das unidades, em que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), viabiliza a melhoria e aperfeiçoamento das dependências escolares.

De acordo com a gestora da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied/Semed), Isabella Campos, os serviços de manutenção realizados são, em sua maioria, a revisão de cobertura, reforma nas cozinhas, nos banheiros e troca de pisos. Portanto,  por serem partes fundamentais das escolas, as reformas podem afetar o cronograma escolar, sendo essa a justificativa para a sua realização somente no período das férias.

“Nesse período de férias, nós vamos intensificar principalmente a substituição do revestimento cerâmico das cozinhas e a troca do piso. Também haverá a readequação dos banheiros para escolas que têm berçário e pré-escola, por causa do banho das crianças, para que ele seja dado da forma mais ergonomicamente correta, prezando pela segurança das crianças e das cuidadoras. Além disso, serão feitos serviços de inserção de piso vinílico em salas de berçário para que as crianças não fiquem em um piso que não é adequado. Há pintura de salas, de fachadas, reparos, instalação de forro PVC, instalação de ar-condicionado, que necessita do desligamento de toda a rede, entre outros”, informa.

Sobre as vistorias que antecedem a execução das manutenções, a coordenadora da Coied explica que elas são realizadas durante todo o ano.

“Anualmente, a Coied faz visitas às escolas e também recebe demandas vindo das unidades. Com isso, essas demandas são listadas e avaliadas, observando quais serviços são mais urgentes e que não tem condições nenhuma de se fazer com as escolas em funcionamento. Nós fazemos vistorias quinzenais, mas estamos sempre disponíveis quando recebemos ligações dos diretores e, assim, vamos até o local. Em resumo, o serviço de férias são serviços que nós vimos a necessidade, mas que não tivemos como intervir na escola durante o período letivo”, reforça.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo, no bairro 18 do Forte, está passando por manutenção em sua cozinha e a diretora Rita Freire descreve a reforma como extremamente importante.

“A manutenção é para o bem-estar do funcionário e para a melhoria da qualidade da alimentação dos alunos. A nossa cozinha estava precisando de alguns reparos e essa solicitação foi feita à Coied. Hoje, ela está se concretizando e está sendo bem avaliada por todos nós. E é muito importante que seja feita nas férias, porque não atrapalha o preparo dos alimentos dos alunos. Então, esse planejamento foi excelente”, avalia.