Creches municipais de Aracaju entrarão em recesso a partir desta segunda, 22

Educação
19/01/2024 15h45

Tendo como objetivo aprimorar o atendimento à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá recesso das creches por 15 dias. No período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, as unidades de ensino que ofertam a modalidade passarão por serviços de manutenção ou reforma da estrutura física, e cursos formativos serão promovidos para os profissionais que atuam na Educação Infantil.

As equipes de manutenção realizarão inspeções e reparos nas instalações, assegurando que os ambientes estejam prontos para receber os alunos no início do ano letivo 2024 com a máxima qualidade e segurança. A expectativa é que, ao retornarem às atividades, as crianças, seus responsáveis e a equipe escolar desfrutem de um ambiente renovado e apropriado ao ensino, à aprendizagem e ao acolhimento de todos.

Gestora da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf/Semed), Núbia Lira destaca que o recesso não é apenas uma pausa nas atividades rotineiras, mas uma oportunidade para investir em melhorias significativas. De acordo com ela, isto garantirá ambientes seguros e acolhedores que favoreçam o desenvolvimento das crianças.
"Este período de recesso de 15 dias visa preparar toda a rede para o funcionamento do ano letivo 2024. A relevância desse período é a reestruturação e reorganização dos espaços de cada instituição de ensino para o atendimento qualificado: salas de aula, banheiros, depósitos, refeitório, jardins e etc. Tudo para ofertar estrutura qualificada, segura e higiênica. É também um período para a higienização de todos os brinquedos, parquinhos, materiais pedagógicos, tudo aquilo que as professoras vão utilizar no trabalho cotidiano", detalha Núbia.

Curso formativo
Durante esse tempo de recesso, a Coeinf promoverá também, cursos de formação para os cuidadores, com o tema "Relações de qualidade na creche: nutrindo a confiança mútua e criando um ambiente que desperte na criança sentimentos de capacidade e segurança". O evento ocorrerá entre os dias 22 e 26 de janeiro, durante manhã e tarde, no auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos.
 
A proposta do curso é fortalecer ainda mais as habilidades dos profissionais que desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças, como é o caso dos cuidadores. As temáticas ministradas abrangerão uma variedade de tópicos, como metodologias pedagógicas, abordagens inovadoras no cuidado infantil e estratégias que possam ser aplicadas no retorno às atividades regulares.

"Nossa meta é a formação continuada na perspectiva de um atendimento qualificado dos profissionais para com as crianças, a partir da disciplina positiva, que mira no fortalecimento das relações interpessoais entre os adultos e as crianças. Desta forma, a gente pode obter um processo harmonioso de convivência, fazendo com que os alunos sintam-se acolhidos, valorizados e encorajados a realizar o necessário para a aprendizagem e o desenvolvimento cotidiano", ressalta Núbia.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmãos Mirella e Marcell Moura, localizada no bairro Farolândia, Caroline Teixeira pontua que este período de recesso é muito importante para toda a comunidade escolar e tem foco em proporcionar um serviço de melhor qualidade para as famílias que têm crianças matriculadas nas creches municipais da capital.

"São dias em que podemos organizar as unidades de ensino, tanto estruturalmente como pedagogicamente, no sentido da formação dos nossos profissionais. Neste período, a escola pode fazer algum serviço necessário e a reorganização do ambiente, como a limpeza de caixa d'água ou organização de algum outro ponto. Também nos reunimos para conversar pedagogicamente e já podemos concluir, ainda, o início do ano letivo", declara a gestora.