Câncer de colo do útero pode ser evitado quando mantidos os principais cuidados

Saúde
19/01/2024 17h11

O primeiro mês do ano, conhecido pela campanha “Janeiro Branco”, de promoção à saúde mental, é uma data dedicada também para uma outra campanha fundamental para a saúde da população, a de prevenção ao câncer de colo do útero. O chamado Janeiro Verde acende o alerta quanto à conscientização e prevenção à doença, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta as mulheres e pessoas trans a realizarem um dos exames mais importantes para o diagnóstico precoce, o citopatológico.

Disponibilizado em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), o exame citopatológico é o método mais indicado para a descoberta da doença que é muito comum entre a população feminina.

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões, esse tipo de câncer é o terceiro mais comum entre as mulheres e pessoas trans. “Ele está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. O câncer de colo é um considerado altamente evitável, desde que realizadas as medidas necessárias para a realização do diagnóstico precoce e para o rastreamento, realizado através da realização do exame citopatológico”, destaca.

O exame citopatológico é realizado em mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos que já tiveram atividade sexual. Isso pode incluir homens trans e pessoas não binárias designadas mulher ao nascer. A rotina recomendada para o rastreamento é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com intervalo de um ano.

Para isso, a pessoa deve buscar atendimento médico se apresentar corrimento vaginal, às vezes fétido, sem melhora e recorrente, e sangramento irregular em mulheres em idade reprodutiva. Destaca-se também a importância da vacinação contra o HPV em meninos e meninas de 9 a 14 anos, para redução da infecção do vírus HPV, ofertada em todas Unidades de Saúde da Família  e nos três shoppings da capital.