Prefeitura realiza ações de conscientização durante a Semana Internacional da Educação Ambiental

Serviços Urbanos
23/01/2024 17h36

Para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos manguezais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou, na manhã desta terça-feira, 23, o recolhimento do lixo descartado de forma irregular na região de mangue situada no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana. A ação direcionada faz alusão à programação da Semana da Educação Ambiental e reflete o compromisso do órgão municipal em promover a conscientização sobre a importância dessa ação para o desenvolvimento sustentável.

O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado no dia 26 de janeiro e a Emsurb programou uma agenda vasta durante toda a semana em vários pontos da capital. Nessa segunda-feira, 22, uma blitz educativa foi realizada na Orla da Atalaia, quando os educadores ambientais conversaram com banhistas sobre a importância de retirar o lixo da faixa de areia. Na agenda programada para esta terça-feira, 22 agentes de limpeza realizaram o serviço de limpeza de mangue junto aos agentes de educação ambiental para mostrar, na prática, que pequenas mudanças em nosso estilo de vida, como recolher o lixo do chão, podem ter um grande impacto na saúde do planeta.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca que o trabalho de Educação Ambiental é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju que reforça a importância de preparar as gerações atuais e futuras para enfrentar os desafios ambientais. “ A Emsurb mantém uma equipe de educadores ambientais que trabalha rotineiramente com a missão de mostrar ao cidadão aracajuano a importância de cuidar do meio ambiente. Enaltecer esses profissionais que desempenham um papel crucial na formação de cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões sobre questões ambientais é a nossa obrigação nesta semana onde é celebrada a Educação Ambiental em todo o mundo”, relatou.

A educadora ambiental e pedagoga, Maria Williane dos Santos, destacou sua paixão pela profissão que, na perspectiva dela, tem o educador ambiental como verdadeiro defensor da terra, dedicados a criar um futuro consciente, mais saudável e igualitário para toda a população. "Iniciei minha jornada como aprendiz na iniciativa, cultivando assim um sentimento de pertencimento que me levou a exercer essa função. Instruir a população me realiza e ser um canal para o entendimento da comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente como um ato coletivo expande os meus horizontes. Os grandes impactos ocorrem devido às ações negativas do ser humano e, por isso, meu papel como educadora é auxiliar na preservação do nosso habitat", ressaltou.

Para o morador do bairro Jabotiana, Lucas Luís da Silva, que possui um depósito de bebidas situado em frente ao manguezal, os trabalhos de limpeza no local e a disponibilidade de educadores focados em disseminar o conhecimento, estimula os próprios moradores a colaborarem com as ações realizadas pela Prefeitura relacionadas ao meio ambiente. “A natureza leva um tempo para se recuperar de resíduos que poderiam ser reciclados, como os plásticos descartados no mangue. Então, essa iniciativa, desenvolvida pela Emsurb, pode ser um meio de esclarecer pontos que ainda são desconhecidos pela população e ajudar a criar hábitos mais sustentáveis”, evidenciou.

Segundo o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Lauro Maia, para chamar a atenção da população para a data, a Prefeitura tem programação que vai até a sexta-feira, 26,  dia da Educação Ambiental. “Vamos aproveitar a semana de conscientização para levar mais conhecimento para a população e para os nossos educadores ambientais. Amanhã [quarta-feira, 24] vamos levá-los para conhecer um centro de reciclagem de material da construção civil. Quinta-feira, 25, tem uma "Blitz Educativa" nos semáforos próximos ao Mirante localizado no Calçadão da 13 de Julho, para distribuição de lixeiras para veículos, juntamente com conversas sobre a conscientização com os motoristas. A programação segue até sexta-feira, com uma visita ao projeto Tamar. Priorizamos o conhecimento para os nossos educadores e para a população”, explicou.

Confira abaixo a programação para os próximos dias:
24/01 - Visita ao RCD da Torre;
25/01 - Blitz ambiental com panfletagem e entrega de lixeiros para carro - no semáforo do Mirante na 13 de Julho das 8h às 17h;
25/01 - Visita ao Projeto Tamar.