Limpeza contínua torna Aracaju destaque nacional em praias apropriadas para banho

Agência Aracaju de Notícias
02/02/2024 10h12

Aracaju é reconhecida pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores e aos que a visitam. Quando se trata de lazer e contato com a natureza, a capital sergipana se destaca nacionalmente pela limpeza e balneabilidade de suas praias. Levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo apontou que, de cada dez praias localizadas nas capitais brasileiras, apenas duas estiveram próprias para banho durante todo o ano. No cenário avaliado, Aracaju figura com a maior proporção de praias consideradas boas. 

O litoral aracajuano, um verdadeiro convite ao lazer, estende-se por cerca de 35 quilômetros de faixas de areia plana e firme, ideais para caminhadas revigorantes e prática de esportes. Além disso, as águas mornas do mar proporcionam condições perfeitas para banhos relaxantes, tornando as praias da capital ainda mais irresistíveis. Surpreendentemente, as praias de Aracaju podem ser desfrutadas durante todo o ano, graças às temperaturas agradáveis que persistem na maior parte das estações, até mesmo no inverno.

Além dos aspectos naturais, a Prefeitura de Aracaju se empenha para manter a excelência das praias, assegurando sua limpeza e organização contínuas. Para isso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza um trabalho diligente de modo a garantir que turistas e residentes possam desfrutar das águas salgadas com segurança em praias renomadas como a Praia da Atalaia, a Praia do Refúgio, a Praia do Robalo, a Praia dos Artistas e a Praia do Mosqueiro, todas mantendo faixas de areia  limpas e águas com índices de balneabilidade ideais para banho.

“O nosso litoral é uma das áreas mais visitadas por aracajuanos e turistas e, por isso mesmo, recebe uma atenção especial da equipe de limpeza da Emsurb. Como parte do nosso compromisso com a nossa capital, sempre estamos atentos aos cuidados e iniciativas voltados à conservação do meio ambiente. Para isso, realizamos diariamente a limpeza de praia utilizando de vários recursos, desde as equipes que fazem o trabalho manual, até o uso de equipamentos e máquinas e ainda temos o trabalho da nossa educação ambiental na praia, que faz aquele bate papo com o banhista e fala sobre a importância de cuidar do seu próprio resíduo”, destaca o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

O trabalho da Emsurb no litoral de Aracaju é feito por meio de duas equipes de limpeza manual, com 22 agentes. A limpeza acontece diariamente, desde o farol da Coroa do Meio até a praia do Viral, com gadanhamento na areia e retirada de lixo na vegetação nativa. 

A limpeza da faixa litorânea que compreende da Cinelândia até os Arcos conta com o reforço da máquina saneadora de praia, que atua como uma grande separadora de resíduos e atinge uma profundidade de até 20 cm, além de ter capacidade de armazenamento de 750 litros. O equipamento funciona interligado a um trator que passa pelas praias de Aracaju recolhendo o lixo que, eventualmente, não foi recolhido de maneira manual.
 
Por semana, o município retira 14 toneladas de lixo só das areias da praia. O acúmulo maior é durante o fim de semana. As equipes trabalham, nesta época do ano, os sete dias da semana. Esse trabalho contínuo é o que transforma a faixa de areia em um ambiente acolhedor para momentos de lazer, seja para confraternizar com amigos à beira-mar ou praticar esportes como frescobol. 

Além do trabalho da Emsurb, a Prefeitura de Aracaju também atua também por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que, dentre outras ações, realiza o projeto “Praia Limpa”, que objetiva não só manter as praias sem resíduos sólidos, como preservar o meio ambiente. 

“O projeto Praia Limpa é uma ação nessa direção que visa conscientizar os banhistas, tanto os visitantes quanto os habitantes de Aracaju, para que a gente possa continuar usufruindo da praia, mas mantendo o ambiente limpo, cada um cuidando do seu lixo individual que é gerado durante a visitação. Quem comeu algo, pega o lixo, coloca em uma sacolinha, preferencialmente biodegradável, e conduz para as lixeiras dos bares e restaurantes, para que se mantenha a praia limpa”, reforça o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos. 

Todas essas ações favorecem para que a capital se torne cada vez mais um destino atrativo para os turistas brasileiros, como reforça o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga. “O dedicado trabalho de limpeza das nossas praias aumenta a boa imagem de Aracaju como destino turístico. Turistas quando saem dos seus locais de origem buscam no destino turístico motivos para saírem de casa e com certeza a limpeza das praias entra como critério de escolha. A eficiência na limpeza das nossas praias ajuda nessa escolha e mostra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com o turismo e com a sustentabilidade ambiental. Em dezembro do ano passado, o jornal Folha de S. Paulo destacou as praias de Aracaju como as mais limpas do país no fator balneabilidade e podemos acrescentar que nossas praias também são as mais limpas nos demais quesitos”, afirma o gestor.