Escolas municipais registram mais de 600 acessos à rede wi-fi para realização da Matrícula Online 2024

Educação
24/01/2024 16h44

Com rede Wi-Fi pública disponível nas 79 escolas municipais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), viabiliza um processo de matrícula não só moderno e digital, mas também igualitário. Pensando nas famílias que não possuem acesso à internet, a oferta da rede gratuita nas unidades permite que todo e qualquer cidadão possa realizar a matrícula dos seus filhos com equidade.    

Com a primeira etapa de acesso ao portal da Matrícula Online 2024 no dia 4 de janeiro, cerca de 600 acessos à rede já foram contabilizados pelo Departamento de Tecnologia de Informação (DTI/Semed). Ou seja, todas essas pessoas foram até as unidades, fizeram o cadastro online e efetuaram a matrícula. O levantamento desses dados foi possível devido à obrigatoriedade de cadastramento, que pede informações pessoais, como nome, data de nascimento, CPF, e-mail ou sincronização por meio das redes sociais, etc., que serve como uma forma de controle e segurança dos usuários ativos na rede da secretaria.

Além do mais, o cadastro permite que a Semed conheça melhor o público da comunidade escolar e os padrões de comportamentos, a exemplo de que 62% dos usuários que acessam a rede se identificaram com gênero feminino, 32% masculino e 2% não informaram, apontando que as mães e responsáveis mulheres são maioria à frente da matrícula dos estudantes.

Responsável pelo planejamento tecnológico da secretaria, o diretor do DTI/Semed, Caio Davinis, destaca que houve toda uma mobilização dos departamentos em prol da viabilização de um processo de matrícula com mecanismos de acessibilidade, visto que a etapa é totalmente online.

“Por se tratar de Wi-Fi público dentro de uma rede da Semed,  foi preciso que houvesse um mecanismo de segurança e de identificação. Então, foi desenvolvida toda essa infraestrutura de disponibilidade do sinal, mas, também, durante os principais dias de todas as fases, a Semed está encaminhando equipes com notebooks e técnicos capacitados para dar apoio na matrícula online. Com as fases que já se passaram da matrícula, a gente conseguiu coletar alguns números que se traduzem em determinados comportamentos do usuário, fazendo com que se entenda a fundo como é o nosso público, como isso tem chegado a eles, além de ser uma comprovação de que é uma disponibilidade efetiva e que está funcionando de apoio para a população nesse nesse sentido”, declara.

Uma das mães a ir até a escola para realizar a matrícula a partir da rede de Wi-Fi das unidades, Franciely Campos, elogia a facilidade do acesso e a segurança passada pela escola.

“Vim para essa escola porque me indicaram que era muito bom o ensino e a direção. Me acolheram muito bem. Eu já trouxe os documentos, pedi informação com o pessoal mesmo daqui, fiz o cadastro e agora meu filho já está matriculado. Com a matrícula presencial, a escola ficava lotada, agora é mais tranquilo, bem mais prático. Sobre a internet, em casa eu não consegui, acho que porque tinha muita gente. Aqui na escola eu usei o Wi-Fi, que estava muito bom. E também, ao ver o espaço, eu me senti segura por ter grades, ser organizada, passar segurança e confiança para o meu filho, que vai ter uma educação muito boa aqui”, afirma a mãe.