Desospitalização segura une cuidado humanizado e qualidade de vida em domicílio

Saúde
25/01/2024 16h48

A desospitalização segura de pacientes é uma estratégia de transição do ambiente hospitalar para continuidade do cuidado no lar. Em Aracaju, esse processo é conduzido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Em 2023, o SAD efetuou 9.426 atendimentos, atendendo às demandas de cuidado de 2.160 pacientes. Segundo a coordenadora do serviço, Elizabete Silva, em torno de 40% dos pacientes atendidos pelo serviço, no ano passado, passaram pelo processo de desospitalização.
  

“Identificamos pacientes com perfis de procedimentos agudos que podiam ser realizados em domicílio para acompanhamento pelas equipes, articulamos o planejamento de alta, realizamos planos terapêuticos para ser realizado nos tratamentos em domicílio, estabelecemos o vínculo da família para que possam realizar os cuidados e receber o paciente em casa, assim garantimos uma desospitalização segura”, explica Elizabete.

Esse processo passa por alguns critérios que estão centrados na patologia do paciente e varia bastante, dentre os quais, ter cuidado, condição de saúde agudizada, paliação, lesão, acidente vascular cerebral (AVC) recente, entre outros.

Ainda segundo Elizabete Silva, a desospitalização cresce cada vez mais como um dos principais dispositivos do cuidado em saúde.

“O paciente que fica em ambiente hospitalar está mais exposto a contrair vários tipos de infecções. Quando conseguimos desospitalizar o paciente e garantir uma continuidade de cuidados no domicílio, proporcionamos menos riscos de contaminações, conforto psicológico e social para o paciente e seus familiares, assim prestando um serviço de atenção em saúde seguro e capaz de suprir as necessidades do paciente mesmo não estando em ambiente hospitalar, garantindo mais qualidade de vida para nossa população”, conclui a coordenadora.