Prefeitura inicia recapeamento asfáltico em ruas dos bairros Siqueira Campos e Soledade

Agência Aracaju de Notícias
31/01/2024 11h20

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta quarta-feira, 31, o recapeamento asfáltico das ruas Florianópolis, no bairro Siqueira Campos, e José Luís Santos e José Barbosa Ramos, no bairro Soledade. Executadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as intervenções atendem às solicitações das comunidades e são realizadas com recursos de emendas parlamentares impositivas ao orçamento do município.

Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari destacou a dimensão das ações de recapeamento, que se estenderão por outros locais da cidade. “Vários vereadores colocaram emendas impositivas para fazer o recapeamento. Então essas são as primeiras que a gente começa. Durante este ano, vários trechos da cidade serão recapeados com esses recursos. A nossa expectativa é que neste ano tenhamos de 15 a 20 ruas recapeadas através de emendas dos parlamentares. Isso é uma forma de se somar ao trabalho da Prefeitura. Normalmente, a gestão procura recapear vias de grande trânsito, e essas, com emendas de vereadores, já são vias mais locais. São duas ações que se complementam”, explicou.

Viabilizado com recursos de emenda impositiva do vereador Anderson de Tuca, o recapeamento da rua Florianópolis, no Siqueira Campos, está sendo feito no trecho situado entre as ruas Sergipe e Acre. Estão sendo investidos R$158.252,16 nesta intervenção, na qual a gestão aplicará cerca de 246 toneladas de asfalto na via, que possui aproximadamente 245 metros.

“Para mim é um momento de alegria. Eu que sou morador, que vivo aqui no bairro, dediquei essa emenda que visa transformar a vida de quem mora na comunidade, dar uma valorizada, desde a abertura de novos comércios, como também para que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida, principalmente quando se transita pelo local. A gente fica muito feliz com essa parceria, em que a Prefeitura de Aracaju, atendendo a nossa solicitação, está executando essa obra tão importante para os moradores daqui da rua Florianópolis”, declarou o vereador Anderson de Tuca.

Já no bairro Soledade, a rua José Luiz dos Santos será recapeada numa extensão de 380 metros, enquanto a rua José Barbosa Ramos, num trecho de 290 metros, totalizando 670 metros de vias recuperadas. Nessas duas intervenções serão colocadas 540 toneladas de asfalto nas vias, a partir de um investimento de R$343.645,32, oriundos de emenda impositiva indicada pelo então vereador Fábio Meireles.

“Nós sabemos da gratidão e satisfação do prefeito Edvaldo Nogueira em trabalhar por essa região do Soledade. O prefeito faz diversas pavimentações, como nos loteamentos Jardim Bahia, Rosa do Sol, Santa Catarina e Isabel Martins. Temos agora a avenida Perimetral Oeste, que está sendo executada. E essa emenda que a gente coloca apenas abrilhanta o trabalho que a Prefeitura já executa. Eu como parlamentar fico muito feliz em ter essa parceria em prol da população aracajuana, de forma específica e carinhosa da zona Norte, daqui do bairro onde eu moro”, afirmou o ex-vereador Fábio Meireles.

Moradores comemoram
Ter a sua rua asfaltada e bem cuidada está sendo motivo de muita comemoração dos moradores do Siqueira Campos e do Soledade. É o caso de Isabel Souza Matos, que mora na rua Florianópolis há mais de 50 anos. “Cheguei aqui nova, com meus quatro anos, e estou achando muito bom esse trabalho de recapeamento. Nós temos um forró no meio do ano, então a rua asfaltada vai trazer mais segurança. Antes tinha muitos buracos, quando chovia enchia de água. Para nós, a rua vai ficar muito boa. Asfaltar essa rua vai ser uma bênção para a gente e para as crianças que jogam bola aqui”, disse.

Ana Lúcia Santos de Jesus reside no local desde que nasceu, há 57 anos. “Nós, como moradores, temos um transtorno de ver a rua quando chove, com muita água acumulada, poeira constante. Então, ao asfaltar a rua, tudo isso vai se resolver e vai ser muito bom para a gente”, declarou.

Morador do bairro Soledade, Roberto Santos também aprovou o investimento realizado na rua em que mora. “Para nós vai ser muito bom, porque a rua anda esburacada, então agora vai ser colocado um asfalto novinho. Vai ficar uma beleza”, afirmou.
 
Opinião semelhante à de Neilton Augusto da Silva, de 53 anos. “Moro aqui há cinco anos e estou vendo que esse trabalho da Prefeitura vai ser valorizar mais o local em que a gente mora, vai deixar mais bonito, e será tudo de bom para nós”, ressaltou.