Janeiro Branco: Prefeitura promove caminhada para conscientizar sobre saúde mental

Saúde
31/01/2024 16h22

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta quarta-feira, 31, a culminância das ações alusivas ao Janeiro Branco com uma caminha pelas ruas do bairro Atalaia. O movimento objetiva enfrentar o preconceito e estigma em torno de temas relacionados à ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

A ação reuniu usuários e colaboradores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Consultório na Rua, Projeto de Redução de Danos (PRD), Referências em Saúde Mental, Residências Terapêuticas, Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial e as referências técnicas.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Marinês Mendonça, destaca que ao longo do mês as atividades referentes à campanha do Janeiro Branco aconteceram nos equipamentos que ofertam serviços em saúde mental.

“Encerramos o Janeiro Branco com essa grande caminhada, onde todos os equipamentos da Saúde Mental de Aracaju se juntaram para mostrar a importância, além de alertar sobre os cuidados em saúde mental de todas as pessoas”, cita Marinês.

Durante esses 31 dias do movimento Janeiro Branco, a Reaps promoveu uma série de atividades dedicadas ao tema “Saúde mental enquanto há tempo”, contemplando os equipamentos de saúde mental e fomentando o cuidado e a atenção em todos os espaços de convivência.  

Para o coordenador do Caps AD Primavera, Matheus de Oliveira, a caminhada marca a finalização de uma campanha que, na verdade, é rotina dentro das unidades e que deve ter a atenção da população.

“A caminhada é uma intervenção urbana muito importante para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade dos cuidados em saúde mental. Durante todo o mês a Rede de Atenção Psicossocial trabalhou esse tema não somente dentro da Rede, mas fora dela, falando um pouco desse tema para refletirmos sobre a saúde mental e pensarmos na saúde de uma forma integral”, reflete Matheus.