Centro de Controle de Zoonoses possui laboratório próprio para análise de doenças

Saúde
05/02/2024 14h50

Com o objetivo de prevenir, identificar e tratar os agravos causados por animais aos seres humanos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua em diversos serviços e possui um Laboratório no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), unidade localizada no bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1286.

O laboratório do CCZ realiza análise de teste rápido para leishmaniose visceral canina, exame parasitológico para esquistossomose e de análise e identificação de larvas para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

“A equipe define a área em campo para ser trabalhada, já que eles têm o perfil epidemiológico da esquistossomose, depois são distribuídos os coletores, feita a coleta do material e enviado o laboratório do CCZ que emite o laudo. Quando o resultado dá positivo, fazemos uma integração com a unidade de saúde de referência, notificando o paciente para que ele comece de imediato o tratamento”, explica a biomédica e responsável pelo laboratório do CCZ, Cassandra Franca.

Ainda segundo a biomédica, no caso da leishmaniose visceral canina, a atuação acontece onde existem casos de cães com diagnósticos positivos para a doença, ambientes propícios e através de demanda espontânea.

“Nossa equipe realiza coleta do sangue canino para análise, instala aparelhos para capturar mosquitos flebotomíneos, que transmitem a doença, que popularmente é conhecida pelo nome calazar. Os profissionais também realizam o controle químico, que é a aplicação de inseticida em áreas já identificadas”, enfatiza Cassandra.

Outros serviços
A equipe do CCZ, em parceria com o Programa Municipal de Prevenção e Controle de Endemias, realiza ações complementares contra a dengue, zika, e chikungunya, febre amarela e leptospirose. Segundo o veterinário do CCZ, Sidney Michael, são trabalhados pontos estratégicos, como ferros velhos, cemitérios e praças. Toda semana é realizado o fumacê costal.

“O CCZ mantém, ainda, o Projeto Praça Limpa e Protegida, que faz a dedetização e desratização em praças e logradouros do município, a fim de eliminar baratas, formigas e ratos, e os serviços em pontos estratégicos, que são voltados à borrifação em locais onde há ambientes favoráveis à proliferação do mosquito. Nossa equipe também promove o controle químico de animais sinantrópicos, aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mesmo contra a vontade dele. Neste caso, o morador de Aracaju liga e reclama ou denuncia alguma situação em relação a esses animais, e os agentes vão até o local para identificar quais os ambientes que estão propiciando o aparecimento daquele sinantrópicos”, salienta Sidney.

A equipe do Centro também trabalha com o controle da raiva, realizando atendimento de consultas e exames, como também a aplicação de vacinas contra a raiva em cães e gatos, durante o ano todo, como reforça o veterinário.

“Para ser atendido no Centro é preciso realizar agendamento através dos telefones 3179-3564 ou 3179-3528. O Centro é responsável pela triagem veterinária, ou seja, se usuário residente em Aracaju tem um animal doente, mas não sabe o que ele tem, então pode ligar para o CCZ e marcar agendamento de consulta para seu animal, que será avaliado por um médico veterinário”, reforça o veterinário.