Saúde de Aracaju reúne usuários e realiza o primeiro CarnaRua na USF Maria do Céu

Saúde
06/02/2024 15h51

O clima carnavalesco já chegou para os usuários do Consultório na Rua, serviço realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta terça-feira, 6, foi promovido o “CarnaRua”, primeiro grito de carnaval na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, onde está localizada a sede do serviço.

O objetivo da ação foi promover a saúde através de um momento de descontração para as pessoas em situação de rua. “Nossa equipe aproveita as datas festivas para proporcionar momentos como esse aos nossos usuários, pois entendemos que saúde está diretamente ligada à qualidade de vida. A rua é viva e a diversão e o lazer são estratégias essenciais de cuidado. Carnavalizar é preciso, ainda mais celebrando com muita alegria a chegada da festa ao som das antigas marchinhas”, destaca a coordenadora do Consultório, Keila Costa.

Segundo a Assistente Social do serviço, Eremita Apóstolo, promover a saúde de uma forma lúdica e dinâmica é uma das finalidades do carnaval do Consultório na Rua, que também estimula a perspectiva de vida de cada usuário, presenciando a felicidade de ser quem são.

“O Carnaval é uma festa democrática e, através dela, conseguimos unir as pessoas. Foi exatamente isso que pudemos observar hoje, a integração dos usuários, com os moradores da região, funcionários e pacientes que estavam na unidade, em um momento de união e integração”, enfatiza Eremita.

Para o usuário Daniel Santos, o acompanhamento no Consultório é muito importante para a promoção da saúde.

“Faço exames, recebo medicamentos e, quando preciso, sou encaminhado para atendimentos médicos nas Unidades. Com este acolhimento, melhorei muito, mesmo estando nas ruas, recebo o atendimento e sinto que a Prefeitura está olhando e cuidando da gente”, relata.

Consultório na Rua
O serviço busca vincular as pessoas em situação de rua aos equipamentos de saúde da capital, a fim de assegurar acompanhamento multidisciplinar a quem mais precisa. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e tem como sede administrativa a USF Maria do Céu, localizada no Centro da capital.

“A equipe do Consultório realiza acolhimento inicial, escuta qualificada, orientação em saúde e com possibilidade de encaminhamento para os equipamentos de saúde. É através dos atendimentos do Consultório na Rua que os profissionais identificam as condições de saúde dessa população com a finalidade de desenvolver estratégias de promoção à saúde e de ampliação do acesso aos equipamentos da rede municipal”, ressalta Keyla.

Atualmente, o serviço tem uma equipe formada por 15 pessoas, um médico, quatro enfermeiros, três assistentes sociais, um técnico de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, três psicólogos e dois redutores de danos que percorrem a cidade para realizar atendimento e acolhimento à população em situação de rua. Essas ações itinerantes acontecem em todas as regiões da capital.