Prefeitura oferta curso de primeiros socorros a agentes de portaria das escolas municipais

Educação
17/02/2024 15h15

Reafirmando seu compromisso com a qualidade e a segurança nas escolas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu um curso formativo de primeiros socorros aos agentes de portaria das suas 79 unidades de ensino. O evento ocorreu na manhã deste sábado, 17, no auditório Antônio Vieira, que fica localizado no bairro Siqueira Campos, e contou com a participação de aproximadamente 200 profissionais.

A iniciativa visa capacitar os agentes de portaria a lidar com situações de emergência de forma eficaz e segura. Ao longo da manhã, os participantes puderam adquirir conhecimentos essenciais sobre técnicas de primeiros socorros, incluindo procedimentos básicos de atendimento em casos de engasgos,  sufocamento, desmaios, convulsões, entre outras eventualidades que podem ocorrer no ambiente escolar.
 
Técnica do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), Nicélia Barreto diz que através da formação, os agentes de portaria serão orientados a realizar os procedimentos necessários quando for necessário defender alguém ou a si próprio, em caso de acidentes.

"Temos o objetivo de, durante todo o ano, realizar cursos de primeiros socorros em todas as escolas e para todos os profissionais que atuam nelas. Para isso, contamos com a parceria do Centro Médico de Saúde do Trabalhador e estamos atuando através da Lei Lucas para prevenir acidentes domésticos, e preparar nossos profissionais para que saibam socorrer ou se proteger em casos de acidente com os alunos ou com seus colegas de trabalho. A gente trabalha com crianças que ainda têm o senso de defesa pequeno, é fundamental observar e saber o que fazer em casos de emergência ", explica Nicélia.

Agente de portaria na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado, localizada no bairro Santos Dumont, Bárbara Paixão conta que o curso de primeiros socorros têm uma grande importância para a solução de situações inesperadas que podem ocorrer no ambiente escolar e precisa que os adultos ajam da forma mais assertiva possível

"Trabalhamos com crianças e com elas a gente tem que agir muito rápido no caso de qualquer problema, impedindo que não aconteça algo ainda pior. A gente pode ajudar a salvar vidas utilizando os procedimentos corretos. A questão do que fazer em casos de parada cardíaca, por exemplo, achei muito interessante. Ela pode ocorrer por diversos fatores e temos que estar bem atentos para termos a segurança em realizar as técnicas que forem necessárias", explana Bárbara.

Trabalhando há menos de um ano na rede, como agente de portaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) João Oliva Alves, do bairro Santa Maria, Jean Matos estava empolgado para fazer este curso e foi um dos primeiros a chegar ao local.

"Estou muito contente em estar aqui. É muito interessante porque complementa a nossa função e nos deixa preparados para auxiliar nossa comunidade escolar em qualquer eventualidade. Algumas técnicas eu já conhecia e estava apto a agir em casos de precisão, mas hoje, é como se eu estivesse passando por uma reciclagem, aprendendo técnicas novas e sabendo o que não é necessário utilizar mais, como a respiração boca a boca em caso de engasgo, por exemplo", relata Jean.