Aju Animal: Prefeitura promove mutirão para castração de 60 animais

Meio Ambiente
22/02/2024 16h30

A Prefeitura de Aracaju,por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quinta-feira, 22, a castração de 60 animais, entre cães e gatos, serviço que integra um dos eixos do programa Aju Animal. A ação tem o intuito de dar celeridade às solicitações feitas na plataforma AjuInteligente e reforça o engajamento da gestão em assegurar cuidados básicos de saúde aos animais da cidade.
 
Depois de passarem pelo procedimento, os animais ficam em observação para, após efeito da anestesia, serem liberados com receituário. “Temos o máximo de cuidado com os pets. Eles saem da clínica medicados e os responsáveis instruídos sobre os cuidados que devem ter em casa, durante o período de recuperação. No caso das fêmeas, elas voltam com 10 dias para serem retirados os pontos”, explicou a coordenadora do Programa, Anne Carollyne Costa.
 
Para a gestora da clínica credenciada, Winny Mendes, a crescente procura pelo programa mostra uma comunidade mais consciente e preocupada com a saúde animal. "A principal meta é garantir o controle populacional dos pets, sejam eles comunitários, de protetores ou provenientes de acumuladores. Ao controlar a população animal, estamos priorizando o bem-estar e a saúde dos mesmos”, destacou.
 
O programa foi lançado em novembro de 2022 e já castrou 2.531 animais.  O tutor Leon Carlos de Santana Vieira levou dois gatinhos para realizar o procedimento. Essa foi a segunda vez que ele utilizou o serviço do programa. “A primeira vez fui muito bem atendido. Hoje, não foi diferente. Esse serviço é muito  válido para nossa cidade. O programa Aju Animal facilita a vida das pessoas, pois muita gente não tem condição financeira para custear  o procedimento”, disse.
 
Cadastro Aju Animal

Para cadastrar um animal, o tutor precisa acessar a plataforma AjuInteligente, disponível neste link, e anexar a documentação solicitada na aba “Aju Animal”, que está disposta na seção “Cadastro para castração”. Além da castração, são ofertadas consultas veterinárias e procedimentos ambulatoriais (exames, curativos, fluidoterapia, curetagem de miíase e sutura).