Aju Animal: Prefeitura realiza operação de resgate de felinos na Ocupação Dandara

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2024 16h20

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realiza o programa Aju Animal, que tem como finalidade proporcionar cuidados básicos para a saúde de cães e gatos, bem como reduzir a população animal nas ruas. Nesta sexta-feira, 23, o órgão realizou uma ação que integra o programa, com o resgate de 11 felinos na Ocupação Dandara, no Centro. Os gatos estavam sob a tutela de Cleide Gleice, que contabiliza 38 gatos nos seus cuidados. Os animais foram levados para as clínicas credenciadas pelo Aju Animal, onde serão avaliados, examinados e castrados.

Segundo a tutora, tudo começou quando ela pegou a primeira gata, há 6 anos, pensando ser um macho. “Com um ano eu vi que era uma fêmea, depois comecei a criar outro gatinho, então eles começaram a ter ninhada, fui me apegando a todos e hoje está assim, de uma gata virou uma geração”, contou.

A tutora mora na Ocupação Dandara, que fica na rua São Francisco, e recentemente recebeu a autorização para o auxílio moradia, pela Prefeitura, quando começou o processo pela procura de um novo lar para ela, mas, ainda assim, Cleide afirma que não teria condição de cuidar dos mais de 30 gatos. “Além da comida, eles precisam de cuidado, carinho e remédios, e eu dou cuidado e carinho, mas nem sempre consigo dar conta de todos, porque são muitos gatos, então estou ansiosa para virem pegar eles hoje, eu só não queria ver eles na rua, eu vou ficar com as duas gatinhas que são mais apegadas a mim e os outros vão para os abrigos”, disse.

Assistente social do município, Lidiane Souza acompanha Cleide há alguns anos, por meio do Centro Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), unidade da Secretaria da Assistência Social de Aracaju que oferece auxílio alimentação, documentação e outros serviços. Foi através das visitas e pedidos de Cleide que Lidiane acionou a Sema para a operação.

“Desde o mês de dezembro, depois de um atendimento, ela informou que estava nessa situação, que tinha muitos gatos e não tinha mais condição de estar cuidando e zelando deles, tanto é que na alimentação ela ficava pedindo um pouquinho mais de leite para trazer para os gatinhos. Então, o Centro Pop vem mantendo o contato com a Sema para ter a possibilidade de o pessoal vir aqui e ver o local, e eles foram muito solícitos desde o início. A gente conversou várias vezes, fizemos o levantamento de quantos gatos ela tinha, e hoje acabou dando tudo certo, os profissionais puderam vir. E acredito que a partir de agora ela vai ter a orientação para ter o melhor cuidado com os gatos que vai ficar”, ressaltou.

A Sema realizou o resgate de 11 dos 38 gatos da tutora, e nos próximos dias serão feitas as capturas do restante. A coordenadora do programa Aju Animal, Carol Costa, falou afirma que, apesar da alta demanda para o controle populacional de cães e gatos, a equipe empenha os esforços necessários para atender a odos os pedidos.

“Quando a gente recebe a demanda, a gente organiza com a equipe, eu peço um breve histórico para a gente ter a consciência de quantos animais são, saber a quantidade de pessoas que temos que atrelar para fazer a captura desses animais e depois a gente vem até o local e fazemos uma inspeção, para averiguar e ver a possibilidade de captura. O foco é fazer o controle populacional e destinar eles para os abrigos temporários”, informou.

A coordenadora ressalta ainda a importância da conscientização da população em relação ao controle populacional e que a castração é um ato de amor ao seu bicho. “Hoje a gente tem uma demanda muito alta, não só em parceria com os órgãos, mas com a população também. Tá todo mundo mais consciente da importância do controle populacional, é um ato de amor. Castrar é você também cuidar do seu animal. Então, quem tiver o seu bichinho, entre em contato com a gente, que a gente faz a triagem e encaminha para a cirurgia”, destacou.