Com o início do ano letivo, Prefeitura retorna vacinação nas escolas

Saúde
26/02/2024 14h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), retornou a vacinação nas escolas nesta segunda-feira, 26, com foco no avanço da cobertura vacinal de crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar. Neste primeiro dia, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita, no bairro José Conrado de Araújo.

A vacinação nas escolas contempla, aproximadamente, 36 mil estudantes, em 79 escolas de Ensino Infantil e Fundamental do município. A imunização dos alunos será feita dentro do horário escolar. Além disso, a SMS abriu o período de cadastro para que as escolas particulares também recebam a ação.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, reforça que a vacinação nas instituições de ensino da capital é uma das estratégias da gestão para a ampliação da cobertura vacinal e atualização do cartão de vacinação da comunidade escolar. Segundo a gestora, a ação é realizada a partir de um trabalho intersetorial, em parceria com a Semed, que tem dado muito certo.

“A SMS e a Semed são parceiras em muitas ações, e essa integração entre órgãos municipais é extremamente importante para que possamos alcançar mais e mais pessoas. A vacinação nas escolas é uma estratégia que iniciamos ainda no período de pandemia, quando as escolas retomaram as aulas presenciais. Desde então, temos colhido ótimos frutos e alcançado o nosso objetivo, que é ampliar a cobertura vacinal. Somente no ano passado, por exemplo, mais de 39 mil doses foram aplicadas nas escolas da rede pública e particular”, destaca Waneska.

A estratégia vem sendo executada desde o ano de 2021 e, segundo o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, após reuniões com a secretária Waneska, ficou definico, mais uma vez, iniciar o ano letivo de 2024 com uma ampla ação de vacinação.

“Com isso, garantimos a atualização dos cartões de vacina de todos os estudantes e dos profissionais que fazem parte da comunidade escolar para que possam ter esta imunização. Ao mesmo tempo, aumentamos a cobertura vacinal da cidade e garantimos que os estudantes não possuam faltas por conta de doenças que podem ser facilmente combatidas com a vacinação. Mais uma vez, a cidade de Aracaju se une em busca  de uma melhor qualidade de vida da sua população”, ressalta o secretário

Aprovação da população

Nauane Mirela, mãe de Ayla Beatriz, 4 anos, pontua que, geralmente, não tem tempo livre para ir até a unidade de saúde. “Aproveito todas as ações realizadas aqui na escola. Eu sempre participo, pois facilita muito o meu tempo de deslocação para outro local e a prevenção e o bem estar das crianças”, relata.

Dona Maria Selma do Espírito Santo, avó de dois estudantes, Aila Valentina e Miguel Felipe, ambos com 5 anos de idade, conta que os dois já estavam com a caderneta de vacinação atualizada, mas ela aproveitou e se vacinou.

“Quando tem campanha eu sempre levo os meus netos e atualizo a caderneta de vacinação deles. Como eles já estão atualizados, aproveitei e atualizei a minha”, afirma.

Professora há 14 anos, Mônica Santana da Silva, elogia a ação. “É muito importante e une tudo em um só lugar, a disponibilidade dos alunos e a vacinação sem precisar sair da escola. Facilitando muito a imunização, o que é possível comprovar com a maioria dos cartões atualizados”, considera Mônica.

Para a diretora Érica Santos, a parceria entre a Semed e a SMS é essencial para a saúde das crianças. “Juntos garantimos que as crianças sejam imunizadas de forma rápida e bem orientada. Por isso, antes da vacinação, realizamos reuniões com os pais para aderirem a esta ação. Eles são orientados sobre os protocolos e também da importância dos alunos serem imunizados”, complementa.

Cronograma Semanal

Com o cartão de vacina, documento de identificação e termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, a equipe de saúde realiza a consulta no sistema, de quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização da criança, do adolescente e da comunidade escolar.

Nesta terça-feira, 27, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio da Costa (bairro Suissa) e Emei Neuzice Barreto (bairro Suissa); dia 28, Emef Ágape (bairro Siqueira Campos); dia 29, Emef Alencar Cardoso (bairro José Conrado de Araújo), e no dia 1º de março nas unidades Emef Presidente Vargas (bairro Siqueira Campos) e Emei Fernando Guedes (bairro América). Toda semana será divulgado um novo calendário contemplando as demais unidades de ensino.