Aedes aegypti: Prefeitura inicia bloqueio de transmissão no perímetro do Projeto Verão

Saúde
26/02/2024 17h00

Na iminência da realização do Projeto Verão entre os dias 1 a 3 de março, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira, 26, o bloqueio de transmissão do Aedes aegypti nas imediações do bairro Atalaia, e segue até o dia 29. A ação conta com visitas aos estabelecimentos durante o dia e, no início da noite, o fumacê costal, com a aplicação do Tratamento a Ultrabaixo Volume (UBV).

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, o bairro Atalaia registrou o maior índice de infestação do mosquito em Aracaju no último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Prefeitura, através da SMS, no início deste mês. Diante disto, o coordenador reforça que “o trabalho se faz importante”.

“Das 7h às 17h, vamos fazer esse trabalho por toda a extensão da festa visitando os hoteis, bares e restaurantes, procurando possíveis criadouros e focos, caso existam, para fazer a eliminação destes. O fumacê costal com a aplicação de UBV tem o objetivo de eliminar o mosquito na fase adulta que estiver circulando naquela área”, relata o coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana.

Tais estratégias de prevenção visam promover a proteção do ambiente onde estão circulando milhares de pessoas. O mesmo ocorreu nos bloqueios de transmissão realizados nas regiões de bloquinhos carnavalescos e outros eventos de grandes aglomerações.

O produto do fumacê costal, bem como a forma como ele é usado pelas equipes técnicas da SMS, não causa risco para a saúde da população. A equipe é formada por oito pessoas que atuam em duplas, das 17h às 19h, horário em que ocorre maior movimentação vetorial do mosquito. Após a aplicação, o inseticida fica no ar cerca de uma hora e trinta minutos, tempo suficiente para entrar em contato com os mosquitos, principalmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças.