Matrículas para Educação de Jovens e Adultos seguem abertas

Educação
27/02/2024 15h00

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas nas 17 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju que ofertam a modalidade. As vagas são ofertadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e direcionadas para estudantes a partir de 15 anos de idade, que ainda não iniciaram ou não concluíram o ensino fundamental.

Para realizar a matrícula em uma das unidades, o interessado deve acessar o portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, no período das 7h30 às 22h. A confirmação se dá após a entrega de toda a documentação necessária na secretaria da unidade escolar. Os números disponíveis para orientação e/ou sanar dúvidas acerca do processo são: 3179-1574 / 981062969 (WhatApp).

Até o momento, a Semed contabiliza cerca de 1.524 alunos matriculados para a EJA, referentes ao ano letivo de 2024, e recebe solicitação de vaga todos os dias. As aulas ocorrem durante o turno noturno, das 18h30 às 22h, tendo em vista que a maioria deste público trabalha durante o dia. Além do material pedagógico e fardamento da rede, os alunos recebem alimentação escolar assim que chegam à unidade, diariamente.

Os matriculados, a partir deste ano letivo, também participam do programa Escola Tech, iniciativa da Prefeitura com investimento de R$75 milhões, que traz mais modernização digital à rede, através de câmeras de segurança, totens de reconhecimento facial e displays tecnológicos em sala de aula, além da entrega de notebooks que auxiliarão nas atividades pedagógicas.

Como gestora da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (Coeja/Semed), Sueli Bispo explica que esta modalidade, diferente do ensino fundamental, tem seu período letivo concluído por semestre e dividido por etapas.

"A EJA é dividida em duas fases do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o Proeja 1 e o 2. Cada um é realizado em dois anos, com uma etapa a cada semestre. A primeira, por exemplo, é equivalente ao primeiro e segundo ano do ensino fundamental; a segunda, ao terceiro e ao quarto, e assim sucessivamente, até chegarmos na oitava, equivalente ao 9º ano e a finalização. Portanto, o aluno consegue concluir seus estudos em quatro anos ou em menos tempo, de acordo com seu nível de aprendizagem", detalha Sueli Bispo.

Após o primeiro mês de aulas, o aluno da EJA que apresenta um desempenho diferenciado em sala de aula faz uma prova classificatória e, através do resultado, a escola analisa se este deve ser manejado para etapas mais avançadas. Desta forma, o estudante pode adiantar seu tempo de conclusão na EJA.

Avaliações de leitura e diagnósticas

Desta terça-feira, 27, até a próxima quinta, 29, a Coeja está aplicando as avaliações diagnósticas aos alunos da Proeja 2.  As provas identificam as principais dificuldades dos estudantes e, através disto, são traçadas estratégias para fortalecer a aprendizagem entre estes. Já os alunos da Proeja 1, entre os dias 19 e 23, participaram da Prova de Fluência Leitora, que avalia em que nível de leitura eles se encontram, se são leitores de sílabas, palavras, frases ou textos, com ou sem fluência.

"Já temos o resultado da Prova de Leitura e agora vamos começar a Avaliação Diagnóstica. A partir dos resultados, começamos as ações mais efetivas para o processo de aprendizado de fato. A gente tem que alcançar uma aula de qualidade para que o aluno, de fato, sinta que está aprendendo e perceba a sua evolução no caminho. Essa é a nossa preocupação", explana a coordenadora.

Diante da análise dos resultados, os alunos que forem identificados com mais dificuldades participarão das estratégias que já estão em funcionamento na rede desde 2022, através do Programa Educaju. Eles serão reinseridos por nível de leitura e farão parte de um reforço pedagógico três vezes por semana, ministrados por grupos de estagiários da Semed que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem. A Coeja promoverá, também, formação aos professores, marcada para o próximo dia 7 de março, no sentido de discutirem as soluções.

Ações integradas e parcerias


Entre os benefícios que a Semed traz ao EJA neste ano letivo 2024, Sueli pontua outras ações que serão realizadas em parceria com outros setores da Educação e o apoio de outras instituições. É o caso do diálogo que vem sendo construído com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que visa a oferta de cursos de qualificação profissional para os estudantes da modalidade.

Outra iniciativa recém-chegada é a oficina de combate à violência de gênero, executada em parceria com a Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), direcionada aos estudantes do sexo masculino e promovida durante as ações do Programa Florir nas escolas, cujo o público-alvo são as pessoas que menstruam. Além disso, uma grande novidade para este ano são os jogos escolares em cada unidade de ensino, para torneios em diversas modalidades esportivas, como futebol, handebol; jogos populares como o queimado; de tabuleiros, como dominó e xadrez, entre outros.

Sueli ressalta que, todo este incentivo que a Semed vem desempenhando para que jovens e adultos concluam a etapa escolar, visa o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que fazem a população de Aracaju.

"Nos deparamos sempre com a necessidade ao atendimento das demandas do mercado profissional. Em uma seleção de trabalho, por exemplo, o candidato que tem o domínio da leitura, irá sair na frente. Ou sempre darão preferência a quem busca conhecimento. A gente se transforma quando estuda. Temos visto que muitas pessoas que não puderam ou não quiseram estudar na idade apropriada, quando chegam na escola descobrem que é uma coisa muito boa e que é possível aprender, conhecer pessoas novas e viver experiências melhores", expressa a gestora da Coeja.