Perimetral Oeste: Brigada Artística Ambiental realiza atividade no bairro Lamarão

Agência Aracaju de Notícias
27/02/2024 17h40

A Brigada Artística Ambiental da avenida Perimetral Oeste realizou, nesta terça-feira, 27, uma intervenção com o objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente. Por meio da técnica de “lambe-lambe”, os multiplicadores ambientais, que já participaram de outros momentos relacionados à temática, fizeram a colagem de cartazes em uma parede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dr. Carlos Fernandes Melo, no bairro Lamarão, com frases orientando sobre os cuidados com o meio ambiente. A colagem formou um grande e colorido painel, que chama a atenção das pessoas que frequentam o local.

O público participante foi de crianças e adolescentes que são atendidos pelo Cras, além de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva. A proposta da Brigada Artística Ambiental é envolver a comunidade em ações relacionadas à pauta ambiental e utilizar a arte de colagem para passar mensagens sobre as questões ambientais dentro de seu próprio território, estimulando a criatividade e incentivando os participantes a serem multiplicadores de boas ações e de informação.

Assistente social da Diagonal - empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para execução do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste - , Joyce Nayam explica que esse foi o terceiro encontro do grupo, e a atividade prática incentiva a propagação da mensagem de preservação ambiental no dia a dia.

“Foi um encontro muito importante para despertar neles o senso de responsabilidade no território, com a ideia de que possam exercitar a multiplicação das informações no lugar onde eles moram, com as pessoas que eles convivem dentro de casa e, para que cada atitude que eles desenvolvam dentro da sua família, possa se estender para o lugar onde eles convivem e estudam, por exemplo”, informa a profissional.

A preservação do meio ambiente já é uma temática abordada nas atividades da oficineira de Artes Manuais do Cras, Miralda Andrade, que ensina aos alunos a arte da reciclagem. Ela esteve presente na ação da Brigada e ressalta a importância dessa parceria com o Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral. “Esse projeto veio no momento certo para enfatizar cada vez mais a consciência sobre o meio ambiente. Nós já trabalhamos o tema de reciclagem nos nossos encontros e esse foi um momento muito oportuno e foi muito bom para que eles pudessem colocar a mão na massa com a colagem dos cartazes, eles gostaram bastante”, relata.

Lauriane Conceição tem 16 anos e conta que a Brigada Artística trouxe grandes lições. “Eu aprendi que a gente tem que preservar mais o meio ambiente, que não devemos jogar lixo nos lugares errados e que as pessoas precisam aprender mais a preservar o planeta, como fizemos aqui, a gente colou os cartazes para que as pessoas, quando vierem para o Cras, possam ver aprender”, comenta a estudante.