Prefeitura orienta como escolher alimentos mais saudáveis a partir da leitura dos rótulos

Saúde
29/02/2024 16h30

Os rótulos dos alimentos seguem normas e diretrizes que contribuem para a escolha do consumidor na hora de comprar. Saber fazer essa leitura implica em compreender que o rótulo apresenta tabelas que contêm informações sobre as quantidades de carboidratos, proteínas e vitaminas, além dos tipos de nutrientes presentes. Para contribuir com as escolhas da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incentiva e orienta como adquirir esse hábito em direção às escolhas mais saudáveis.

De acordo com a nutricionista da SMS, Vanessa Barreto, a leitura da tabela presente em cada rótulo de alimento, ajuda a verificar se aquele produto, de fato, condiz com o que está descrito na embalagem.  "Para ajudar na compreensão, cito o exemplo do pão integral, que informa, na parte da frente da embalagem, se tratar de um pão 100% integral. No rótulo, o primeiro ingrediente constitui 70% do produto, ou seja, a lista é decrescente e isso significa que os primeiros ingredientes informados compõem a maior parte daquele alimento. Acontece que, no caso do pão, é possível identificar que ele foi feito com farinha de trigo enriquecida com ácido fólico, ou seja, não é 100% integral", explica.

Na tabela nutricional, a ordem da composição do alimento é decrescente e, quanto mais distante do topo da tabela, menor é o percentual dele dentro do produto. Por isso, a leitura das tabelas desempenha um papel essencial para quem está buscando fazer melhores escolhas no supermercado. O mesmo vale para os produtos light, diet, zero açúcar, etc.

A nutricionista Vanessa Barreto alerta, ainda, que os produtos vendidos na embalagem como zero açúcar podem contar na tabela outro nome informando que há teor de açúcar. "Somente lendo o rótulo cidadão saberá que o produto tem açúcar ou não porque, muitas vezes, o produto diz não conter açúcar, mas está lá na composição xarope de glicose, outro nome que não é açúcar, mas tem o mesmo efeito. Precisamos estar atentos aos rótulos para compreender quais ingredientes constituem aquele produto, principalmente para não sermos enganados e lesados pela indústria. Só temos como ficar bem informados a respeito disso, lendo, mesmo que seja um tanto complicado e chato de fazer no supermercado, mas extremamente importante", destaca Vanessa.

Já é visível nos supermercados outra atenção voltada para a qualidade nutricional dos alimentos. Uma nova lei de rotulagem dos alimentos obriga as empresas a alertarem nas embalagens que os produtos contêm alto teor de sódio (sal), açúcar e gordura. Diferente dos rótulos localizados na parte de trás da embalagem, essa nova informação fica em destaque, na parte frente, sendo quase impossível não ser vista, contribuindo para a transparência das informações e incentivando as pessoas a optarem por alimentos mais ricos em nutrientes.