Projeto Verão 2024: Arena Criativa inicia com oficina de danças, jogos e atividades infantis

Agência Aracaju de Notícias
01/03/2024 19h30


A valorização da cultura local e uma variedade de opções de lazer marcam o início da programação do Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, na Arena Criativa, durante esta sexta-feira, 1º. Começando na manhã com a oficina de danças folclóricas e se estendendo ao longo do dia com campeonato de jogos eletrônicos, batalha de Slam e atividades infantis, a festa contou com a presença entusiasmada de aracajuanos e visitantes.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, marcaram presença na Arena Multicultural de forma animada, para a oficina de danças folclóricas, aprendendo sobre ritmos como samba de coco, xaxado, baião e ciranda.

As aulas foram ministradas pela pedagoga, especialista Estudos Contemporâneos de Dança, Cleanis Silva, que destaca a relevância de apresentar aos mais jovens a arte de movimentar o corpo a partir dos ritmos que constroem a nossa identidade local.  “É de grande importância passar para as próximas gerações esse conhecimento. Nossas escolas e crianças precisam vivenciar esse tipo de experiência. O Projeto Verão está oportunizando conhecer um pouquinho melhor da nossa história e cultura”, diz.

Para a diretora da Coordenadoria de Arte e Educação (Coart), ligada à Secretaria Municipal da Educação, Dione Barros, uma programação como esta, planejada, amplia a sensação de pertencimento e sergipanidade. “É sempre muito importante que os alunos tenham contato com a arte local, pela criação da memória, valorização da sergipanidade. Então, é gratificante ver os alunos participando e vivenciarem isso fora da sala de aula. É incrível”, ressalta.

O aluno do 9º ano, Elbert Adrian, de 15 anos, acredita ainda que as atividades extra sala de aula ajudam a estabelecer e fortalecer vínculos entre os colegas. “É uma experiência muito divertida, porque é uma chance também de fortalecer as nossas amizades, saindo um pouco da rotina. Eu gostei muito da energia daqui e da professora. Quem não veio hoje, com certeza perdeu um evento ótimo”, afirma.

A aluna Bruna Lira, 14 anos, por sua vez, também do nono ano, concorda com o amigo e aponta o quanto esse tipo de experiência é também agradável. “Achei muito bom poder conhecer um pouco mais da nossa cultura. Eu me diverti bastante e é legal poder conhecer os alunos de outras salas, ainda mais assim fora da escola”.

Tenda Games

Ao longo da tarde ocorre os campeonatos de jogos eletrônicos, na Tenda Games, com equipes e disputas individuais de League of Legends (LOL), FreeFire, CSGO, Valorant, EFOOTBALL, Street Fight 2, FIFA, Pocket Bravery, EAFC 24 e Grand Blue. As disputas fazem parte da rede de torneios de e-sports visibilizados pela Federação do Estado de Sergipe do Esporte Eletrônico (Feseee).

Batalha de Slam

Os campeonatos de cultura urbana também marcam presença, com uma edição especial do Slam Sergipe, que coloca frente à frente alguns dos melhores poetas e poetisas do estado, que declamam os seus textos autorais em três minutos, com tema livre.

Teles Oliveira, de Nossa Senhora do Socorro, foi um dos poetas que fez uso do palco da Arena Criativa durante a batalha de slam e apresentou sua arte para o público presente, destacando suas vivências e experiências nas rimas. Segundo ele, a batalha de slam durante o Projeto Verão é uma janela de oportunidade para divulgar essa arte na capital

“Eu acho muito importante, porque tá abrindo um espaço para uma galera que não tem muita oportunidade de visibilidade, né? E tendo esse projeto aqui, dá um espaço pra galera aparecer, porque tem muita gente talentosa aqui no rap, na poesia, e ainda mais no Nordeste que, podemos dizer, é o ‘pai do rap’, porque a gente tem um repente, que é praticamente a mesma coisa. Então é muito importante que continue a ter esses projetos, porque vai mostrar muita gente boa e muita gente talentosa aqui”, disse.

A estudante Maria Victória Oliveira vive no mesmo bairro onde está acontecendo o evento, na Atalaia, e decidiu passar pelo calçadão da Praia da Cinelândia na tarde desta sexta-feira, 1º, para prestigiar a batalha de rimas que envolve literatura e resistência.

“Eu fiquei sabendo da programação através das redes sociais. Já estava empolgada esperando ela sair, e quando saiu, aproveitei pra, desde o primeiro dia, estar aqui aproveitando ao máximo. A produção cultural de Sergipe é muito forte. Ter a oportunidade de fazer isso com o apoio da Prefeitura é muito importante para dar essa visibilidade. Tem muita coisa pra levar para as pessoas do estado, que não conhecem ainda. No slam a gente pode contemplar críticas bem fundamentadas, de resistência, ocupamos espaço, enfim, tem muita coisa para oferecer”, disse.


Arena Kids

Para o público infantil, a programação preparou uma agenda também robusta, das 14 às 20h, na Arena Kids, com com oficina de pipa, roda de leitura infanto-juvenil, brinquedoteca, parque inflável (cama elástica, futebol de sabão, touro mecânico, entre outros), malabarismo, mágica e palhaçaria. A jornalista Madu Oliveira, que mora em Aracaju há um ano, vinda de Florianópolis, destacou como o espaço contempla o público infantil do evento que visita um dos cartões postais mais bonitos da cidade, a Orla da Atalaia.

“Eu sou suspeita de falar, porque a gente ama as organizações. Os eventos abertos ao público aqui são muito bem feitos e esse não foi diferente. Muito bem organizado, muito bem limpo. Os brinquedos, super disponíveis para as crianças e tudo gratuito. É muito legal ter essa iniciativa. Minha filha adora. E a Orla, né, que é linda. Eu digo às pessoas que venham, porque a gente vê que tem muito pouca gente que vem no início. Tem que vir mais, desfrutar e eu dou os parabéns, que é merecido”, afirmou.