Projeto Verão 2024: segundo dia do Viradão do Forró anima turistas e aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2024 18h04

O Viradão do Forró, programação especial do Projeto Verão 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, tem feito sucesso entre os turistas e aracajuanos que visitam a Orla Pôr do Sol. Ao longo dos três dias de festa, as atrações que sobem ao palco têm dado um verdadeiro show de talento e música boa. Neste sábado, 2, quem iniciou as apresentações foi Jailson do Acordeon, com um repertório que passeou entre as músicas que mais marcaram a história do forró, trazendo aquele clima nostálgico e saudoso.

Em seguida, Forró Xoteado deu continuidade às celebrações. Às 13h, quem embelezou o espetáculo foi Donna Flora, seguida de Mimi do Acordeon, Bartira Fraga e Zito Costa e Rafael. A festa que começou às 10h se estende até às 19h, animando os turistas e aracajuanos, que visitavam o cartão postal da capital sergipana, apreciando as belezas naturais da região.

O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, destaca que o Viradão do Forró é uma forma de manter viva a tradição, além de valorizar os forrozeiros sergipanos. Segundo ele, isso mostra que a gestão municipal está sempre pensando e planejando a melhor forma de expandir e mostrar o talento dos músicos do estado.

“O Viradão do Forró atende os desejos da classe forrozeira, que há muito tempo queria participar do Projeto Verão. A realização desse evento contempla a comunidade que mora em Areia Branca e no Mosqueiro, efetiva a programação musical e cultural. Tudo isso aqui, além de proporcionar um momento de lazer, é também uma forma de atrair turistas e movimentar a economia local, gerando emprego e renda no entorno da Orla Pôr do Sol”, destaca Luciano.

Empreendedora e especialista em macramê, Munik Freitas comercializa diversos tipos de artesanatos na Orla Pôr Sol. Ela destaca que, durante a realização de eventos como o Viradão do Forró, as vendas aumentam porque muitos turistas e aracajuanos acabam passando mais tempo no local.

“Eu estou achando o Projeto Verão maravilhoso. A Orla Pôr do Sol precisa desse incentivo e é muito bom saber que os nossos gestores estão procurando formas e colocando em prática a ideia de fomentar cada vez mais o turismo, garantindo a renda extra da população. Estou muito feliz em ver nossa cultura sendo cada vez mais valorizada. Está sendo maravilhoso, eu adorei que tenha música o dia todo, por mim poderia ter o Projeto Verão todo final de semana”, declara Munik. 

Natural de São Paulo, Rosimeire Santos, 40 anos, diz que está impressionada com a estrutura do evento e destaca a beleza da cidade. “Essa é a segunda vez que estou visitando a cidade e eu percebi que está bem diferente, tudo melhorou muito, não só aqui, mas em toda cidade de Aracaju. O que me trouxe de volta à cidade foi a variedade de passeios, a beleza, organização, limpeza e tranquilidade desse lugar maravilhoso. Eu sou apaixonada por forró e foi uma surpresa positiva ter esses shows aqui pertinho. Não vejo a hora de voltar mais vezes”, completa Rosimeire.