Projeto Verão 2024: serviços da Saúde garantiram o bem-estar da população

Saúde
04/03/2024 10h21

Durante os dias do Projeto Verão 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, de 1º a 3 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou à população uma logística e estrutura qualificada para atender aos foliões, que contou com posto médico montado nas imediações da festa, além das ações de prevenção da Vigilância Epidemiológica e inspeção da Vigilância Sanitária.

“Ofertamos serviços que garantissem que a festa pudesse ocorrer com bastante tranquilidade para a nossa população e para os turistas que estavam na cidade. Realizamos 85 atendimentos no Posto Médico nos três dias de evento. Ofertamos 32 mil e 700 insumos de prevenção, entre camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante. Além disto, foram realizadas 96 inspeções em estabelecimentos e ambulantes que estavam comercializando alimentos, bebidas e gelo”, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Posto Médico
Nos três dias de funcionamento do Posto Médico no evento, foram atendidas 85 pessoas, sendo 33 homens, 51 mulheres e uma criança. Foram 71 atendimentos clínicos e, destes, 25 por intoxicação (álcool ou outras drogas) e 46 por outros (como cefaleia, crise de pânico, pico hipertensivo, náuseas, tontura, mordida de cachorro, engasgo, torção em membro inferior e reação alérgica). Por traumas, foram registrados 11 atendimentos. Do total de atendimentos, sete pessoas foram transferidas para hospitais.

Prevenção
Com o intuito de reforçar a prevenção durante o festival, a SMS distribuiu 21.600 camisinhas masculinas, 1.500 femininas, e 9.600 géis lubrificantes, totalizando 32.700 insumos de prevenção. O casal Camisildo ajudou a chamar atenção, deixando a abordagem mais lúdica e interessante para população, que recebeu os preservativos e ouviu as orientações da equipe sobre prevenção.

Fiscalização
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria Meneses, durante os três dias de festa, os fiscais atuaram para garantir a saúde e segurança sanitária dos foliões, através da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo.“Nossos fiscais realizaram 96 inspeções, com a intervenção em um caminhão de gelo, que estava com a fabricação de forma inadequada, e a apreensão de bisnagas de alimentos que estavam em locais inapropriados. A equipe verificou as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estavam bem acondicionados, se o gelo estava sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulavam os alimentos estavam usando equipamentos de proteção individual e portando o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos”, ressalta Maria.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura.