Aracaju finaliza participação na feira internacional da Bolsa de Turismo de Lisboa com sucesso

Indústria, Comércio e Turismo
04/03/2024 14h29

Neste domingo, 3, foi encerrada a 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal, da qual a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), esteve presente, com um estande de 27 metros quadrados, ornamentado com grandes painéis com a temática do Forró Caju, Marinete do Forró, estações de acolhimento aos visitantes, espaço para rodada de negócios, recepção para convidados e elementos simbólicos da identidade cultural sergipana. A equipe da Setur recebeu o público com kits promocionais, contendo caneca, viseira, camisa e folhetos informativos sobre os atrativos da cidade.

Durante os cinco dias de BTL Lisboa, o estande aracajuano teve intensa movimentação com executivos de operadoras, jornalistas, influenciadores digitais, expositores de várias representações internacionais e destacadas visitas de autoridades públicas, como a do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, que expressou seu interesse em conhecer as ofertas turísticas da capital sergipana.

Além do presidente de Portugal, o secretário municipal de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, também recebeu a visita do secretário do Turismo de Tocantins, Hercy Ayres Rodrigues, do empresário do setor de entretenimento, Marco Lessa, além de diversos profissionais da área do turismo em busca de informações sobre a capital sergipana.

A convite do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e do Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carrero, Jorge Fraga participou de um encontro de relacionamento com investidores do setor do turismo. O secretário também teve um encontro com a governadora do Rio Grande do Norte/RN, Fátima Bezerra, que se comprometeu em fazer convite ao governador Fábio Mitidieri para que a próxima assembleia do Consórcio Nordeste seja realizada em Aracaju.

“Foram importantes visitas e agendas, nos sentimos muito honrados em poder conversar e mostrar nossos atrativos e a qualidade da administração da nossa cidade. Estamos aqui pela primeira vez e temos certeza que o destino Aracaju sairá fortalecido. Pude presenciar o interesse, o encantamento dos visitantes em nosso estande. Estamos em um evento com 85 países participantes e nossa cidade se apresentou a eles de forma bonita e eloquente”, afirmou Jorge Fraga.

Repercussão

A participação de Aracaju na feira ganhou destaque na imprensa europeia, a exemplo de uma publicação no portal de notícias “FaroldiRoma”. Em matéria, o veículo de comunicação fez uma ampla cobertura sobre a participação do Brasil na BTL Lisboa e de todas as delegações presentes na feira, a capital sergipana ganhou um tópico inteiro, em cinco dos 12 parágrafos da matéria.

“O estande da capital sergipana foi amplamente visitado por diversas personalidades do mundo cultural. Entre elas, a diretora geral do Festival Itinerante de Cinema de Língua Portuguesa (FESTin), Léa Teixeira, além de diversos artistas, jornalistas e público em geral. O evento consolidou a forte presença de Aracaju no cenário turístico internacional, deixando marca na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa”, escreveu o FaroldiRoma.

O colorido do Forró Caju chamou a atenção da visitante Eva Matos. “Uma grande surpresa, um grande prazer encontrar aqui na BTL o estande Aracaju e essas imagens do Forró Caju”, disse, ressaltando que faz parte de uma escola de dança e de um centro cultural em Lisboa, o Espaço Baião, onde desenvolve atividades com a temática junina brasileira. “Em 2023 realizamos um grande São João em Lisboa, com muita quadrilha improvisada, muitos chapéus de palha, muito forró e é um grande prazer partilhar este momento aqui com vocês”, enalteceu Eva.

Em sua visita ao estande da Setur, Iracema Barros elogiou a capital de Sergipe e ressaltou uma experiência positiva na Passarela do Caranguejo que marcou a sua passagem por Aracaju. “Fui comer caranguejo, coloquei minha bolsa embaixo da mesa e quando fui para o hotel percebi que tinha esquecido no restaurante. Voltei lá mais de 10 minutos depois e quando cheguei minha bolsa continuava lá embaixo da mesa, achei fantástica a segurança e a honestidade do povo”, elogiou.

Em uma de suas agendas profissionais, Daniel Maneschy visitou Aracaju e se encantou com a cidade. “Eu estive lá a serviço, na refinaria de Amônia (antiga Nitrofértil) e nas horas de folga eu passeava pela orla. A orla de Aracaju é maravilhosa, tem várias praças de esportes, uma caminhada à área para pedestre, para tudo. Então, para descanso, para atividade física, considero muito bom, muito bom mesmo”, elogiou.

De acordo com a gestora da BTL Lisboa, Dália Palma, a edição deste ano contou com 85 destinos, 450 expositores de mais de 1,545 mil empresas e entidades turísticas, superando em 10% o número de expositores do ano anterior.  “Além de uma forte presença do Brasil, com estandes de diversos estados e empresas brasileiras no pavilhão 4, temos um número significativo de compradores brasileiros. O Brasil tem crescido ao longo das edições e isso demonstra o interesse que os portugueses têm pelo Brasil e a força que a BTL tem como vitrine para o país”, expressou Dália Palma.

O secretário Jorge Fraga enfatiza o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com a divulgação de Aracaju no mercado nacional e internacional do turismo, bem como do secretário municipal da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, no empenho para a liberação de recursos, e do Procurador-Geral do Município, Sidney Amaral Cardoso, na condução jurídica do processo, para que a Setur pudesse cumprir esta importante agenda em Lisboa.
 
“A presença inédita da Prefeitura na BTL Lisboa não apenas fortaleceu os laços com o mercado europeu, mas também abriu portas para novas oportunidades de cooperação e intercâmbio cultural. Saímos daqui com o sentimento do dever cumprido e com excelentes perspectivas para a chegada de turistas europeus em nossa cidade, a semente foi plantada e o resultado virá com o incremento no fluxo turístico em nossa cidade”, afirma o secretário.