Projeto Verão 2024: sistema de reconhecimento facial inibe a atuação de criminosos

Guarda Municipal
04/03/2024 16h20

O Projeto Verão 2024, realizado no primeiro final de semana do mês março, certamente ficou marcado na memória dos aracajuanos e turistas que aproveitaram a grande diversidade de atrações culturais, esportivas e artísticas. A ampla programação culminou com a realização de shows musicais com artistas nacionais e locais, que atraíram milhares de pessoas para as areias da Orla de Atalaia, até o início da madrugada desta segunda-feira, 04. O evento é uma idealização da Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe.

A festa foi marcada pela tranquilidade graças ao esquema de segurança montado pelos órgãos municipais e estaduais, operacionalizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em conjunto com as polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar, com apoio das equipes de segurança privada.

Cada órgão realizou suas atribuições, numa atuação integrada, resultando em uma festa sem a incidência de crimes graves, ambiente ideal e com a presença de público das mais variadas idades.

De forma inédita, nesta edição, foi utilizado um sistema de videomonitoramento com a inclusão da tecnologia de reconhecimento facial, utilizando os bancos de dados da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Desta forma, 13 câmeras, além de um drone, foram empregados na operação, permitindo que os operadores do sistema recebessem, em tempo real, notificações de pessoas com mandados de prisão em aberto que tentassem acessar o espaço do evento.

Graças a essa importante ferramenta, três pessoas foram detidas por guardas municipais, durante os shows, logo após chegarem à festa. Entre outros, pesavam sobre os conduzidos mandados de prisão em aberto desde o ano de 2023, por roubo e receptação.

O comandante-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, explica como se deram as prisões. “Assim que as pessoas chegavam ao evento por qualquer um dos acessos, seus rostos eram filmados e em questão de segundos eram comparados com os registros dos sistemas da Sejuc e SSP. Se confirmando a possibilidade do indivíduo ser um procurado da justiça, nossos guardiões, que patrulhavam a arena, eram acionados, a fim de fazer a abordagem e confirmar a identidade e os dados do suspeito. Em se confirmando as informações, este era imediatamente conduzido à delegacia para a autoridade policial. Como a utilização do sistema foi amplamente divulgada, isso inibiu a presença de pessoas má intencionadas e de criminosos que buscam em eventos dessa magnitude vítimas para seus delitos. Isso contribuiu bastante para que tivéssemos esse clima de paz e tranquilidade que reinou durante todo o final de semana”, enfatiza Mendonça.