Defesa Civil de Aracaju soma esforços no combate ao Aedes aegypti

Defesa Civil
05/03/2024 15h53

Para aprimorar as contribuições voltadas ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, na manhã desta terça-feira,5, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), promoveu diálogo entre a equipe e o representante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), responsável pelo Programa de Controle do Aedes Aegypti, na capital. Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre o ciclo biológico do mosquito vetor, assim como sobre aspectos essenciais para coibir a proliferação do inseto.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca a integração entre os órgãos da gestão municipal e o engajamento das equipes para combater os focos do mosquito. "Buscamos nos somar no combate à Dengue, a partir de informações técnicas, com indicações de locais que possam representar risco de proliferação do mosquito, para o desenvolvimento de ações estratégicas da Prefeitura de Aracaju. Além disso, empregamos recursos operacionais, como drones, para obtenção de imagens que auxiliem no monitoramento e durante mutirões. O combate ao Aedes é um compromisso de todos nós e buscamos conscientizar a população sobre a prevenção contra a doença", indicou.

O coordenador de Controle ao Aedes aegypti, da SMS, Jeferson Santana, ressalta que a importância do diálogo com a equipe contribui, de maneira significativa, com o compartilhamento de informações sobre a prevenção contra a dengue. "Sabemos que a Defesa Civil tem um trabalho muito importante prestado à nossa cidade, fazendo visitas, acompanhando famílias e levando informações, como combater o Aedes aegypti nessas casas, o que é muito importante. É fundamental esse trabalho que estamos realizando, através dessa parceria, que há muito vem sendo confirmada", destacou Jeferson Santana.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a palestra ministrada pelo representante da SMS proporcionou conhecimentos importantes à equipe e visa reforçar orientações à população. "São informações valiosas para contribuirmos com o combate à proliferação do Aedes Aegypti. Somente no ano passado, fizemos mais de 1300 vistorias em imóveis, então, são esses imóveis que, agora, passaram a receber essas orientações. Atuaremos no sentido de difundir todas essas informações e fazendo também uma busca ativa nesses locais que possam apresentar risco à população", explicou.