Com programação especial, Prefeitura intensifica cuidado para rastreamento do câncer de colo uterino

Saúde
05/03/2024 16h20

Com o tema “Útero com mais saúde”, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dedica o mês de março à atenção focada no cuidado e prevenção ao câncer de colo do útero. Para potencializar a conscientização da população, uma programação foi preparada e será desenvolvida ao longo do mês, com a realização de exames citopatológicos, mamografia e outros.

As ações fazem parte da rotina das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), mas, como é comum mulheres e pessoas trans deixarem de realizar esse exames preventivos de maneira regular, eles serão intensificados durante esse período, como explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

“Todas as atividades que serão desenvolvidas no mês de março fazem parte dos serviços ofertados em nossas unidades, mas temos consciência de que, em virtude de uma vida de muita luta das mulheres e pessoas trans, por vezes, o autocuidado fica para depois. E é esse depois que nos preocupa, pois a realização regular dos exames citopatológicos, mamografia e outros são extremamente importantes para o tratamento e cura do câncer”, ressalta a gestora.

Outros exames e ações também serão direcionadas para este público, como: agendamentos de mamografia, ultrassonografia mamária bilateral e ultrassonografia  transvaginal; teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; atividade física em sala de espera nas USFs com equipe da Academia da Cidade; educação em saúde; consulta odontológica nas USFs para avaliação de câncer bucal e atualização do cartão vacinal.

As ações serão realizadas em todas as USF’s durante as quartas-feiras do mês de março. Já nos shoppings Jardins e Riomar, a camapnha ocorre de segunda a sexta-feira, no período entre os dias 11 e 22. Desta forma, a população com idade entre 25 e 64 anos terá a chance de realizar o exame citopatológico e, com a idade entre 50 e 69 anos, o exame clínico das mamas.

Intensificação
Nos dias 6, 13, 20 e 26 de março, todas as 45 Unidades de Saúde da Família farão intensificação das ações no horário habitual de funcionamento das unidades, das 7h às 17h. Já nos shoppings, do dia 11 ao dia 22 deste mês, exceto sábado e domingo, as ações acontecem das 10h às 18h, observando o intervalo de almoço de uma hora para os profissionais.