Prefeitura dá continuidade à vacinação nas escolas

Saúde
05/03/2024 16h39

Com foco no avanço da cobertura vacinal de crianças, adolescentes e da comunidade escolar, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), segue com a vacinação nas instituições de ensino da capital. Nesta terça-feira, 5, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Irene Romão de Brito, no bairro Santa Maria.

As vacinas ofertadas são as de rotina, a exemplo de febre amarela, HPV, varicela, meningite e também contra a covid-19. A enfermeira da SMS, Dayane Rodrigues, destaca que a vacinação nas escolas se soma às demais mobilizações da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se vacinar.

“É feito um chamamento a toda comunidade escolar, numa mobilização de fomento à vacinação. Para a imunização nas escolas, pais ou responsáveis, que já assinaram o termo de autorização no ato da matrícula, só precisam enviar o cartão de vacina e o documento da criança. Já para os funcionários, pais e professores, é preciso apresentar documento de identificação e cartão de vacina”, explica a enfermeira.

Segundo a coordenadora pedagógica da Emei Irene Romão de Brito, Aline Telles, receber a equipe de imunização na escola é a realização de uma parceria de efetividade em prol dos alunos.

“Esta parceria entre a SMS e a Semed é essencial para a saúde das crianças. Todos juntos garantimos a atualização da caderneta dos nossos alunos e funcionários, melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade. Ao mesmo tempo, aumentamos a cobertura vacinal da cidade e garantimos que a escola ajude a diminuir muitas doenças que podem ser facilmente combatidas com a vacinação”, ressalta Aline.

Professora da escola, Mônica Dantas considera a ação importante. “Muito bom atualizar meu cartão, sem precisar sair do meu ambiente de trabalho. Rápido, prático e eficaz na luta contra muitas doenças”, comenta.

Cronograma Semanal

Na ação de imunização, a equipe da Saúde consulta o sistema para verificar quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar o cartão de vacinação de toda comunidade escolar.

Nesta quarta-feira, 6, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araújo (bairro América) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott (bairro América); dia 7, será nas Emefs Zalda Gama (bairro Capucho) e Dr. Carvalho Neto (bairro Novo Paraíso). Já na sexta-feira, dia 8, a ação acontecerá nas Emefs Oviêdo Teixeira e Jornalista Orlando Dantas, ambas no bairro Olaria.